Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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ANÁLISE DA FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Alecsandra Ferreira Tomaz, Vitória Regina Quirino de Araújo, Risomar da Silva Vieira

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: Visando atender às atuais exigências para a formação em saúde, sobretudo, a fim de acompanhar a realidade social atual, transformações necessárias e em diversos níveis ocorreram nos vários cursos da área no país. No cumprimento às determinações das Diretrizes Curriculares para os cursos de Fisioterapia, foi aprimorado o Projeto Político Curricular, com um padrão básico de referência a partir da renovação das condições acadêmicas do ponto de vista teórico-metodológico, científico, bem como técnico-profissional, visando a uma formação profissional em fisioterapia que capacite o profissional para atuar no mundo do trabalho com o conhecimento atualizado, ampliado e com as devidas habilidades e competências. Nesse aspecto, os conteúdos essenciais para o Curso de Graduação em Fisioterapia se relacionam com todo o processo saúde-doença do indivíduo, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em fisioterapia. A necessidade de um Projeto Pedagógico, alicerçado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Fisioterapia, deve apresentar uma estrutura curricular coerente com os objetivos do Curso e com o perfil delineado para os egressos. Uma das formas de realizar tal acompanhamento junto ao Projeto Pedagógico se faz, atualmente, através do Núcleo Docente Estruturante, criado em 2010 pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), pois suas atribuições abrangem a contribuição para consolidação do perfil profissional do egresso do curso; busca zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino presentes no currículo; indicação de formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, de acordo com as necessidades da graduação, do mercado de trabalho e em consonância com as políticas públicas relativas à área de fisioterapia, além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes. OBJETIVOS: Com tal entendimento, nos propusemos a identificar as principais questões que influenciam a formação acadêmica no curso de fisioterapia de acordo com o Projeto Pedagógico Curricular vigente e as suas respectivas Diretrizes Curriculares, a fim de propor medidas de intervenção buscando contemplar a estruturação e operacionalização do Projeto Político Curricular de forma a contribuir para a formação em fisioterapia. METODOLOGIA: A Metodologia da Problematização (BERBEL, 1998) foi a adotada, sendo a primeira etapa a de observação da realidade acadêmica, com vistas à identificação de problemáticas que influenciam a formação. Sequencialmente, foi feita a definição e reflexões dos pontos chaves. A terceira etapa caracterizou-se pela coleta das informações acerca dos problemas identificados, sendo adotados Roteiros de Análise direcionados à investigação em documentos como: Projeto Pedagógico, Diretrizes Curriculares Nacionais, Relatórios do ENADE e da Comissão Permanente de Avaliação (CPA). Na quarta etapa foram feitas propostas iniciais de intervenções, a fim de contemplar as propostas de reestruturação, operacionalização e efetivação, visando sobretudo, a integralização do Projeto Político Curricular (PPC). RESULTADOS: Após a análise documental, identificamos as principais fragilidades, as deficiências estruturantes, metodológicas, as necessidades de ajustes, os nós críticos. Entre as necessidades de mudanças para a formação, urge o repensar nos modelos metodológicos. Tais questões se destacaram na análise do PPC e nos instrumentos formais de avaliação, ENADE e Relatório da CPA, apontando vulnerabilidades em aspectos como: Planejamento e organização das aulas ou estágio supervisionado; Instrumentos de avaliação utilizados pelo professor; Capacidade de provocar reflexões que instiguem atividades futuras e Incentivo à participação crítica do aluno; Metodologias pouco inovadoras no processo ensino/aprendizagem. Como propostas de intervenções, foram realizadas oficinas e discutidos, junto ao corpo docente, temas como: o conceito de currículo, reflexões acerca de habilidades e competências à luz das DCN; atualizações dos docentes acerca dos investimentos institucionais sobre os modelos de PPC de forma a viabilizar uma construção de um projeto curricular que se articule à novas possibilidades metodológicas, incluindo ações que promovam a integração de saberes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao final da análise acerca das questões da formação em nosso curso de fisioterapia, temos a compreensão que a proposta de intervenção teve início, embora entendamos que a educação em saúde demanda ainda mais esforços coletivos no sentido de ampliar a compreensão acerca da relevância na elaboração de um Projeto Político Curricular em Saúde, contemplando os seus vários aspectos. Almejamos que haja por parte de cada um de nós, docentes, maior investimento para a adoção de práticas metodológicas mais efetivas e adequadas, a fim de contribuir com a formação ampliada do fisioterapeuta, tendo como referencial o Sistema Único de Saúde, enquanto ordenador na concepção de recursos humanos na área de saúde.

Palavras-chave


Formação; Fisioterapia;Reflexões

Referências


  1. BERBEL, N. N: A Problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2 (2): 140-153, 1998.