Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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VIVÊNCIAS DO ESTUDANTE DE MEDICINA NO PET-SAÚDE REDES DE ATENÇÃO A SAÚDE DO IDOSO: ESTABELECENDO UMA VISÃO HUMANIZADA
Shayane Luiza Rebelatto, Marilia Simon Ecco, Lilian Marin, Marcia Regina da Silva

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: A humanização na formação médica tem sido tema de debate na academia, bem como nos serviços de saúde, no sentido de resgatar a ciência médica às suas origens e estabelecer a qualidade e excelência no cuidado. O objetivo desse trabalho, é relatar a experiência da vivência do estudante de medicina inserido no Pet-Saúde Redes: atenção domiciliar a saúde do idoso, sob uma visão humanizada. METODOLOGIA: O vínculo e olhar humanizado se deu a partir das vivências de estudantes bolsistas do curso de Medicina, vinculados a pesquisa desenvolvida no Pet-Saúde, por meio de visitas no domicílio de idosos longevos para levantar dados das condições de vida e saúde, hábitos de vida, funcionalidade e cognitivo, bem como o ato de cuidar dessa população. As entrevistas foram realizadas no período de outubro à dezembro de 2014 em três Centros de Saúde da Família (CSFs) do município de Chapecó, com 145 idosos e 52 cuidadores, e, duração média de uma a duas horas, o que possibilitou compreender um pouco melhor o universo psíquico e emocional ao qual este idoso e ou cuidador estava inserido. RESULTADOS: O contato com idosos e cuidadores ampliou a visão sobre esse grupo populacional, firmou a escolha da formação na área da saúde, possibilitou maior relação entre teoria e prática, bem como a inserção precoce nos cenários de prática e o contato com usuários e futuros pacientes. O diálogo, promoveu o exercício da escuta, trouxe a história de vida e a bagagem cultural de cada indivíduo, bem como a influência positiva do cuidado humanizado e das relações familiares na saúde e bem estar dos sujeitos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi exercendo essa atividade, que entendemos o sentido da relação do profissional da saúde com os usuários. Dessa forma, exercitado na prática a integralidade, a intervenção multiprofissional e interdisciplinar, assuntos tão debatidos nos conteúdos curriculares durante a formação profissional. Nesse sentido, o profissional da saúde, em especial, o médico, exerce um papel para além da cura, mas que humaniza e resgata melhores condições de vida e saúde para o ser humano.

Palavras-chave


Humanização; Atenção Integral à Saúde; Saúde do Idoso; Formação Profissional

Referências


BLASCO, Pablo González. É possível humanizar a Medicina? Reflexões a propósito do uso do Cinema na Educação Médica. O Mundo da saúde, v. 34, n. 3, p. 357-367, 2010