Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR NO COTIDIANO DE TRABALHO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ-CE
Rita Maria de Oliveira Forte, Sheila Cyrino Câmara, Inês Dolores Teles de Figueiredo, Geanne Maria Costa torres, Gerlane Holanda de Freitas, José Auricélio Bernardo Cândido, Rianna Nágilla Silva Nobre

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


A Educação Popular em Saúde é uma política ainda em implantação. Uma ação pensada como dispositivo desse processo foi o desenvolvimento do Curso de Educação Popular em Saúde para agentes comunitários de saúde e agente de combate a endemias. Posto isso, esse trabalho busca relatar a experiência do curso Edpopsus para agentes comunitários de saúde no município de Maracanaú. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa de análise reflexiva, em que se descreve a realização do Curso Edpopsus na cidade de Maracanaú-CE, no período de janeiro a junho de 2014. O mesmo foi dividido em três momentos, e cada mostra participou, em média, 300 agentes comunitários de saúde, contando com a presença de Mediadores, Educadores Populares e Articuladores do Curso, que facilitaram os encontros. Nesse relato nos deteremos ao trabalho realizado em seis das doze turmas realizadas. Pelos resultados, evidenciou-se que a cada encontro os educandos traziam como atividade, algumas práticas de educação popular em saúde realizada no território, acrescidas do novo olhar, sentido e aprendizado construído durante as formações. Esse aprendizado, advindo da construção compartilhada do conhecimento, foi rico de reflexões pelos agentes de saúde nos momentos presencias, onde os mesmos relatavam aprender, com momentos prático-reflexivos, a construir juntos novos saberes, facilitando a maneira de compartilhar, aprender-ensinar desses conhecimentos junto à comunidade no cotidiano de trabalho, conseguindo transformação das práticas profissionais e empoderamento dos sujeitos no cuidado individual e coletivo com a saúde. Conclui-se, então, que o curso contribuiu para disparar a discussão sobre a implementação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS), levando a um resgate da cultura popular, incentivando um movimento de mudança das práticas no cuidado a saúde, bem como sua metodologia, baseada no diálogo e na construção compartilhada dos saberes, facilitou a aplicação dos conhecimentos teóricos na prática junto à comunidade, fortalecendo o protagonismo dos sujeitos, o vínculo e a resolubilidade das ações em saúde, como relatado por educandos e a própria gestão.