Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Influências da relação ensino-serviço na formação do perfil profissional dos egressos dos cursos de graduação em enfermagem, após 2001
Thayline Cardoso, Bianca Joana Mattia, Maria Elisabeth Kleba

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: Na década de 80 começaram a surgir novos arranjos organizacionais para o setor saúde no cenário nacional. As novas propostas tinham como finalidade proporcionar uma melhor organização do sistema de saúde, trazendo os pressupostos de equidade, integralidade e universalidade, como princípios norteadores das políticas no setor saúde. Para possibilitar o trabalho em saúde nessa nova organização, surge a necessidade da formação de profissionais generalistas, capazes de atuar em diferentes níveis de atenção à saúde, além de ser capaz de ter uma visão para além dos aspectos biológicos, uma visão integral do processo saúde-doença. Tendo em vista essa necessidade, inúmeros movimentos foram protagonizados pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) em relação à formulação de Diretrizes para os Cursos de Graduação em Enfermagem. Assim, em 2001 foram aprovadas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em enfermagem, embasados na Lei de Diretrizes e Bases de 1996. Dentre vários aspectos que foram abordados pelas novas DCN, ressaltamos a relação ensino-serviço como um dos principais e mais influentes no processo de construção do saber do profissional de Enfermagem.  A integração ensino-serviço permite ao aluno conhecer a realidade da saúde local, colocando-o frente à situações que estarão frequentemente presentes na sua vida profissional. Ainda, fortalece a responsabilidade pela formação profissional para todos os atores envolvidos no processo. Além disso, torna-se espaço privilegiado de Educação Permanente em Saúde.  Dessa forma o objetivo desse trabalho é reconhecer como a Integração Ensino-Serviço influencia na formação do profissional com perfil para atuar no Sistema Único de Saúde.  DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: O resumo é parte de uma revisão integrativa acerca das mudanças ocorridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Enfermagem, influenciadas pela implantação do SUS. A busca foi realizada no site da BVS, utilizando os descritores “Diretrizes Curriculares” and “Enfermagem”. Foram utilizados os filtros idioma português, o texto completo disponível, e o tipo de arquivo, sendo selecionados somente artigos. A busca resultou em 70 artigos que foram lidos e organizados em uma planilha no aplicativo Excel. Os artigos repetidos ou que não correspondiam à temática e ao interesse das autoras foram excluídos, resultando 35 artigos que foram lidos e categorizados, sendo que uma das categorias é a: relação ensino-serviço. RESULTADOS: Dos trinta e cinco artigos lidos, 71% falam que a relação ensino-serviço tem influencias na formação profissional. É fundamental que ocorra a articulação entre o ambiente de estudos e o ambiente de práticas, possibilitando ao estudante vivenciar situações que estarão presentes no seu futuro ambiente de trabalho, além de garantir a articulação entre teoria e prática durante a graduação. Essa integração envolve no processo educacional, todos os profissionais presentes no serviço, tornando-os parte do processo e oportunizando a troca de experiências e conhecimentos. É fundamental, para que esse processo ocorra que exista a parceria “enfermeiro - professor - aluno” a fim de facilitar a integração entre todas as partes envolvidas, possibilitando o desenvolvimento do compromisso ético político. As principais temáticas abordadas nos estudos foram: Cenários de Prática, Formação Integral e Dimensões do Cuidado. Em relação aos Cenários de Prática: os autores ressaltaram a necessidade de diversificação dos cenários de prática, afim de que o aluno vivencie inúmeras situações que estarão presentes no ambiente de trabalho.  É importante ainda oportunizar aos estudantes conhecer diversos campos de prática, tornando-os enfermeiros aptos a atuar em diferentes contextos. Além disso, nas DCN podemos constatar a intenção de formar um profissional que seja capaz de atender às necessidades do campo da saúde com iniciativa, reflexão, motivação, liderança, e que dessa forma, atue com competência e profissionalismo em todas as áreas do cuidado. Sendo assim, para que seja possível formar profissionais capazes de atender aos indivíduos com integralidade, as escolas devem estar comprometidas com a construção do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo capazes de produzir conhecimento relevante para a realidade da saúde em suas diferentes áreas, constituindo-se ativas participantes dos processos de educação permanente. Ainda, foi possível visualizar nos estudos algumas lacunas relacionadas aos cenários de prática, como a dificuldade de cenários de prática disponíveis, constituindo-se um desafio para a integração ensino-serviço.  Em relação a Formação Integral a implantação das DCN implica em um novo desafio de formar enfermeiras com competência técnica e política, como sujeitos sociais dotados de conhecimento, de raciocínio, de percepção e sensibilidade para as questões da vida e da sociedade, sendo capacitados para intervir em contextos de incertezas e complexidade. A formação Integral é primordial para que aconteça a integração efetiva entre o ensino e o serviço, garantindo a atenção de qualidade e seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). E por último no que diz respeito as Dimensões do Cuidado os autores dos estudos defendem que o enfermeiro generalista é aquele que teve oportunidade de prática em todos os cenários do cuidado e estão aptos a atender às demandas do “cuidar” em qualquer esfera da saúde.  Dessa forma, podemos dizer que são impostos simultaneamente, para as escolas e para o sistema de saúde desafios como a ampliação da clínica, a articulação entre individual e coletivo, a construção da integralidade da atenção, do trabalho em equipes matriciais. A fim de formar profissionais comprometidos com a saúde da população e preparados para atuar no campo da saúde, amplia-se a integração ensino-serviço e as instituições de formação acadêmica para a área da saúde, principalmente as universidades públicas, assumem importante pesquisa e formulação de conceitos sobre as práticas de saúde, tendo em vista que os campos de práticas e estágios se mostram ricos em situações concretas, frente a situações limites onde o futuro enfermeiro possa desenvolver seu compromisso ético-profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Podemos compreender a relação-ensino serviço como peça fundamental para a formação de profissionais generalistas capazes de atender à população de forma integral, em todos os níveis de atenção. Podemos considerar um avanço pensar que ao centrar a formação na pessoa a ser profissionalizada, poderíamos construir a cidadania do sujeito e contribuir para formação de profissionais mais comprometidos com a saúde do coletivo. É importante ressaltar a necessidade de diversificação dos cenários de prática, tendo em vista a possibilidade de o estudante estar diante de inúmeras situações - problema que poderão acompanhá-lo na carreira profissional, tornando-o um profissional preparado para lidar com as adversidades. Compreendemos então, que a integração entre ensino-serviço é o principal eixo capaz de instrumentar os futuros enfermeiros a serem competentes e reflexivos aptos a atender a população de forma integral, de acordo com os princípios do sistema de saúde, prestando assistência em todos os níveis de atenção.

Palavras-chave


Enfermagem. Formação. Integração Ensino-serviço.