Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Sistema de Controle, Acompanhamento e Avaliação de Resultados (e-Car) a experiência do seu uso na gestão: avanços e desafios
Luci Fabiane Scheffer Moraes, Elisabeth Moreira dos Santos, Celia Maria Catex Aly, Luciana Mara de Oliveira, Afonso Teixeira dos Reis, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Frente ao desafio de desenvolver um plano estratégico, o Ministério da Saúde (MS) discutiu e aprovou o Planejamento Estratégico (PE/MS) para a gestão 2011 – 2015, pactuando 16 objetivos estratégicos, 131 estratégias, 582 resultados e 98 recortes estratégicos, considerados norteadores institucionais. Para imprimir racionalidade ao processo de controle, acompanhamento e avaliação dos resultados do PE/MS, identificou-se a necessidade de compatibilizar os instrumentos de planejamento e gestão e contar com uma ferramenta gerencial de monitoramento dos resultados pactuados. Essa ferramenta, é o sistema de Controle, Acompanhamento e Avaliação de Resultados (e-Car), que está sob a responsabilidade do DEMAS/SE/MS, em parceria com o Datasus. A utilização da ferramenta nos ciclos mensais e quadrimestrais de monitoramento e nas diferentes instâncias colegiadas de gestão tem sido um processo indutor de mecanismos de desenvolvimento institucional. Por ser uma ferramenta tecnológica voltada para o acompanhamento estratégico e para o gerenciamento operacional de ações, ela permite um recorte de resultados que podem ser monitorados de forma diferenciada, disponibilizando uma visão gerencial, por meio da qual é possível comparar períodos acompanhados e avaliar o andamento das ações e a evolução de seus indicadores ao longo do tempo. O fortalecimento da consolidação da cultura de monitoramento no MS pode ser observado pelo uso e aperfeiçoamento do e-Car, considerado um sistema customizado às situações do cotidiano de gestão do MS. Ainda em implementação, o e-Car requer esforços institucionais, feedback dos usuários e a contribuição de todos os parceiros para o seu constante aperfeiçoamento tornando-se efetivamente um instrumento de gestão.

Palavras-chave


sistemas, monitoramento, e-Car, gestão, planejamento estratégico

Referências


PORTARIA Nº 665 (29/mar/2006) – Institui o Comitê Nacional de Avaliação de Desempenho do Sistema de Saúde.

PORTARIA Nº 1.517 (24/jul/2013) – Institui o Grupo de Trabalho para a Elaboração da Política de Monitoramento e Avaliação do Sistema Único de Saúde (SUS).

PORTARIA Nº 2.135 (25/set/2013) – Estabelece diretrizes para o processo de planejamento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Monitoramento e Avaliação no Ministério da Saúde: Metodologia, Processo e Instrumentos / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Subsecretaria de Planejamento e Orçamento. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2015.