Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A REFORMA PSIQUIÁTRICA E A IMPORTÂNCIA DOS SERVIÇOS SUBSTITUTIVOS
Ana Neres Neres Aquino de Lima, Ivanna Borges Colaço

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


A Reforma Psiquiátrica no Brasil, decorrente do movimento da Reforma Sanitária nos anos 70, propôs um novo estatuto social para o doente mental frente à garantia de cidadania, respeito a seus direitos e a sua individualidade. Esta Reforma influenciou a implantação dos serviços CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), utilizando-se de diversos recursos como atividades de projeto terapêutico singular, propondo a reabilitação psicossocial do usuário e reinserção do indivíduo na sociedade junto à família e comunidade, ou seja, proporcionando mais que um novo olhar sobre o sujeito em sofrimento mental, intervindo em princípios como a integralidade e intersetorialidade na promoção em saúde. A partir de uma Revisão de literatura acerca do processo de desinstitucionalização de hospitais psiquiátricos, analisou-se a importância do desenvolvimento de serviços que pudessem substituir este modelo. No período de fevereiro à junho de 2015, com os descritores Desinstitucionalização e CAPS,  32 artigos articulados à Reforma Psiquiátrica na BVS foram pesquisados. A Reforma Psiquiátrica incidiu um novo olhar sobre as pessoas com transtornos mentais, não apenas pela conquista e implementação de uma Política Pública, mas especialmente, pelo fortalecimento da ampliação da rede de Saúde Mental na Atenção Básica. A assistencialização e a descentralização dos CAPS repercutem sobre a identificação de demanda, acolhimento, cuidado e acompanhamento familiar como suporte integral desses serviços substitutivos, com uma perspectiva humanizadora da desospitalização.

Palavras-chave


: Reforma psiquiátrica. Desinstitucionalização. Serviços substitutivos. CAPS.

Referências


ANDRADE, MARIA MARGARIDA DE / Introdução á Metodologia do Trabalho Científico-5ª. ed. - São Paulo: Atlas,2001.

 

GIL, ANTONIO CARLOS, 1946- Como Elaborar Projetos de Pesquisa/ 5ª edição- São Paulo.SÁNCHES HUETE, JUAN CARLOS. O Ensino da matemática: fundamentos teóricos e bases psicopedagógicas / tradução Ernani Rosa. - Porto Alegre: Artmed, 2006.

 

Machado, R. et al. (1978). Danação da norma: medicina social e constituição da Psiquiatriano Brasil. Rio de Janeiro: Graal.

 

Ministério da Saúde: Reforma Psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil, Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental : 15 anos depois de Caracas, Brasília, 07 a 10 de novembro de 2005. Disponivelem :http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Relatorio15_anos_Caracas.pdf

 

Yasuí, S. (1999). A construção da Reforma Psiquiátrica e o seu contexto histórico. Dissertação de Mestrado não Publicada, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, FCL-Assis. Assis, SP.