Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES COGNITIVAS REQUERIDAS PELOS ESTUDANTES DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL, DURANTE OS MÓDULOS: CONCEPÇÃO E FORMAÇÃO DO SER HUMANO (CFSH) E ABRANGÊNCIAS DAS AÇÕES EM SAÚDE (AAS)
Mirella Ferreira da Cunha Santos, Rafaela Palhano Medeiros Penrabel, Ana Paula Machado, Anna Ariel Polegato Martins, Rosilene Canavarros Monteiro, Samira Dias dos Passos

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: A Taxonomia de Bloom (1956) é um instrumento que proporciona a classificação hierárquica de objetivos de aprendizagem e pode ser utilizada para planejar módulos instrucionais. Segundo a Taxonomia de Bloom Revisada (2001) os objetivos são classificados segundo seis níveis cognitivos: Lembrar, Entender, Aplicar, Analisar, Sintetizar e Criar, proporcionando ao discente a capacidade de aplicar e transferir o conhecimento adquirido. Considerando que o curso de Medicina da UEMS possui currículo integrado, baseado principalmente no método da Aprendizagem Baseada em Problemas. O objetivo do trabalho foi correlacionar e avaliar as habilidades cognitivas requeridas dos acadêmicos de Medicina da UEMS, por meio dos verbos selecionados para os objetivos de aprendizagem, nos módulos: Concepção e Formação do Ser Humano e Abrangências das Ações em Saúde. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Foi utilizada uma análise documental das fichas de objetivos de aprendizagem, construídas pelos estudantes em cada um dos 18 problemas, sendo nove do módulo AAS e 11 do módulo CFSH. RESULTADOS: No total, foram analisadas 108 fichas de objetivos de aprendizagem, pertencentes a seis grupos tutoriais, totalizando os 18 problemas resolvidos. Foram utilizados 303 verbos na construção dos objetivos do módulo de CFSH, sendo que os mais utilizados pertencem aos primeiros níveis cognitivos da taxonomia (lembrar e entender), já no módulo de AAS foram utilizados 206 verbos, sendo prevalentes os aplicáveis ao primeiro nível cognitivo da classificação o do conhecimento. Embora, em ambos os módulos, tenha sido observada uma variabilidade de verbos, determinantes nos objetivos educacionais, houve pouca discordância quanto ao nível cognitivo dos mesmos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os módulos temáticos analisados propõem um aprofundamento nos conhecimentos trazidos pelos discentes, desta forma, era esperado que os verbos utilizados na formulação dos objetivos de aprendizagem se enquadrassem aos dois primeiros níveis cognitivos da taxonomia, entretanto, este resultado demonstra a  dificuldade que os discentes enfrentam na realização das tarefas propostas, visto que os mesmos não possuem uma compreensão adequada do objetivo escolhido, da profundidade e importância do conteúdo abordado, bem como das técnicas instrucionais utilizadas.

Palavras-chave


Aprendizagem baseada em problemas; Metodologias Ativas; Objetivos de aprendizagem