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O AUTO CUIDADO DOS EDUCADORES EM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Última alteração: 2015-11-23
Resumo
INTRODUÇÃO: Esse resumo é um recorte do projeto de extensão: Práticas Diárias de Cuidados e Educação nos Centros de Educação Infantil (CEIs) de Dourados/MS. O autocuidado é um processo cognitivo, afetivo e comportamental no qual o indivíduo assume a responsabilidade por sua própria vida. Os educadores dos centros de educação infantil, como trabalhador inserido nessa sociedade, muitas vezes precisa assumir jornadas de trabalho excessivas, que podem prejudicar o desempenho profissional e gerar agravos à saúde, portanto esse profissional necessita observar cuidados pessoais na promoção e prevenção em saúde repercutindo na qualidade de vida e consequentemente refletindo no cuidado com as crianças. As atividades diárias requerem uma disposição física, pois estes executam diversos movimentos ao assistir as crianças sob seus cuidados, exemplificando o ato de abaixar para pegar uma criança. Diante dessas intercorrências o desenvolvimento dessa temática se justifica nas ações de educação em saúde ressaltando a prevenção de acidentes e a promover a saúde do trabalhador em educação infantil. OBJETIVO: Desenvolver nos cuidadores e professores a prática sobre a importância do autocuidado nas atividades laborais. METODOLOGIA: Na execução da oficina utiliza as dinâmicas pedagógicas, recursos áudio visuais, demonstrativos teóricos e práticos em técnicas de prevenção com LER (lesão de esforço repetitivo) e DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) incorporando ao grupo o cuidado colaborativo. Instruindo a equipe multiprofissional dos CEI nos cuidados e procedimentos necessários para evitar situações que tragam riscos para a saúde e o que deve ser modificado nos fazer diário para garantir o bem estar nas atividades. RESULTADOS ESPERADOS: Essa oficina proporciona tanto para os acadêmicos de enfermagem, como para os educadores novas experiências como forma de garantir qualidade na sua atividade de trabalho nos CEI. Oportuniza aos acadêmicos de enfermagem, conhecimento e experiência em educação e em saúde, pois é importante para o aprimoramento dos futuros profissionais da saúde. Ressaltamos que igualmente espera-se desenvolver nos educadores modificações em seu fazer diário para com as crianças do CEI atendendo os requisitos em cuidados com saúde integral. AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao PAE- programa de auxilio estudantil/UEMS, ao Programa Vale Universidade Indígena (PVUI) e Orientadora: Giacomassa. M.S.D. (margasdg@uems.br).
Palavras-chave
Palavra-chave: educação infantil, cuidados e educadores