Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
UMA GESTÃO PREPARADA FRENTE AO DESAFIO DA ASSISTÊNCIA INTEGRADA
erli marta reis da silva, Ana Cely de Sousa Coelho, Sheyla Mara Silva de Oliveira, Yamilles Ribeiro Nascimento, Ana Beatriz da Silva Pedroso

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


INTRODUÇÃO: O gestor de saúde possui papel fundamental no cuidado, pois atua como participante ativo na assistência direta ao paciente e na interação com a equipe multiprofissional, para tal, a gestão deve acontecer a partir da análise das linhas de cuidado direcionadas à população. Logo, a partir da visão holística do gestor, pode-se ter um direcionamento de como está sendo a atenção ou se existem novos métodos que possam oferecer qualidade aos serviços, principalmente resolutividade as problemáticas de cada paciente. Nesse sentido, este estudo objetivou verificar o papel do gestor frente ao cuidado integrado. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência de roda de conversa, oficinas e problematização (PBL) desenvolvidas por discentes do programa de especialização em Gestão na Clínica das Regiões de Saúde – através do Instituto de Ensino e Pesquisa - IEP do Hospital Sírio-Libanês, realizado na Universidade do Estado do Pará – UEPA Campus de Santarém, em 2014. RESULTADOS: A partir das problemáticas apresentadas nas atividades, percebeu-se que o gestor é responsável pela interpretação da realidade apresentada, no qual, observou-se através das contribuições realizadas pelos discentes que o gestor deve entender do processo de trabalho que atende os usuários e inovar as linhas de cuidado existentes para que a integralidade da saúde ocorra de fato, interagindo com as práticas assistenciais para perceber como está sendo o atendimento, o acolhimento, a escuta atenta, o vínculo entre o profissional e o paciente, o acesso aos serviços está ocorrendo de fato, ou se existem falhas, estudando maneiras de eliminá-las do processo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Percebe-se a importância do envolvimento de todos que participam da assistência à saúde, fornecendo ferramentas à gestão, para que ocorra uma assistência integral e humanizada aos que necessitam dos serviços de saúde. Deste modo, oficinas coletivas possibilitam a qualificação e a competência dos profissionais gestores.  

Palavras-chave


Gestor. Cuidado. Saúde integral

Referências


Camila Maia Franco, Túlio Batista Franco. LINHAS DO CUIDADO INTEGRAL: Uma proposta de organização da rede de saúde. www.saúde.rs.gov.br. Acessado em 10/10/2013.

 

Marilda Siriane de Oliveira [....]. Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde: caderno do curso 2013. - São Paulo:Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Ministério da Saúde, 2013.