Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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OS BENEFÍCIOS DA MONITORIA DE EMERGÊNCIAS MÉDICAS SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ESTUDANTE DE MEDICINA
Edward Theodoro Dresch, Clara Werner Rosemberg, July Néa Corrêa Teixeira, Lúcia Pezzi, Gabriel Pereira Escudeiro, Christina Klippel

Última alteração: 2015-11-30

Resumo


APRESENTAÇÃO (Introdução e Objetivo): A disciplina de Emergências Médicas tem como finalidade capacitar o estudante do oitavo período para o diagnóstico e tratamento das emergências médicas, com habilidades para realizar procedimentos clínicos de emergência. Para tal fim, os professores contam com os monitores da disciplina, os quais devem passar por um processo de seleção e capacitação. OBJETIVO: descrever os benefícios da monitoria de emergências médicas sobre a formação acadêmica do estudante de Medicina. DESENVOLVIMENTO: O processo seletivo para a monitoria da Disciplina de Emergências Médicas inclui duas etapas: prova escrita e entrevista. Para se candidatar, o estudante precisa apresentar CR igual ou superior a 7. O conteúdo abordado na prova escrita foi: propedêutica neurológica, cardiovascular e respiratória; protocolos de emergência e bases teóricas dos procedimentos médicos. Na entrevista, os candidatos foram questionados quanto a participação em atividades extracurriculares e engajamento em pesquisa científica. Os monitores são capacitados, semanalmente, para instruir os estudantes do oitavo período quanto a procedimentos de habilidades clínicas, auxiliando-os na realização dos procedimentos e esclarecendo dúvidas a respeito das técnicas corretas. Também devem acompanhar os estudantes no treinamento dessas habilidades. Além disso, os monitores participam de atividades de Simulação Realística com simuladores de alta fidelidade, acompanhando os professores no desenvolvimento e na apresentação dos casos. Os professores se reúnem com os monitores da disciplina semanalmente, com a finalidade de  debater possibilidades de pesquisa científica e participação em eventos, além de sanar dificuldades que possam ter ocorrido. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Após dois meses do início das atividades de monitoria, os professores observaram um bom desempenho dos monitores na realização e orientação dos procedimentos clínicos junto aos estudantes. Segundo os monitores, a repetição dos procedimentos clínicos, durante as atividades de treinamento e orientação dos alunos, confere-lhes segurança e memorização de conhecimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A monitoria da disciplina de Emergências Médicas demonstrou trazer benefícios para a formação acadêmica dos monitores, em decorrência da capacitação recebida, da padronização da forma de ensino, da segurança na realização de procedimentos clínicos e da retenção de conhecimento.

Palavras-chave


Educação Médica; Emergências