Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O teatro enquanto estratégia lúdica para Educação em Saúde com escolares
Deborah Franscielle da Fonseca, Juliana Ferreira da Silva, Lorena Azambuja Andrade

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: A Educação em Saúde constitui-se como uma ferramenta para o desenvolvimento de ações individuais e coletivas, baseada na construção de conhecimentos em visando o empoderamento dos indivíduos na produção do cuidado. No âmbito coletivo, mais especificamente na escola, estas ações devem permear-se pela criatividade a fim de facilitar a construção de conhecimentos. Uma estratégia lúdica de educação em saúde seria o teatro, que é capaz de enriquecer estas ações numa modalidade de ensino-aprendizagem estimulante, integradora e participativa. A partir disto, objetiva-se relatar a experiência de residentes de enfermagem AB/ SF, sobre o uso do teatro como estratégia lúdica para educação em saúde com escolares em um município de Minas Gerais. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um relato de experiência de residentes de enfermagem AB/ SF sobre a realização de atividade educativa através do teatro com escolares. Na tentativa de promover a aproximação dos Serviços de Saúde Estratégia de Saúde da Família (ESF) e educação, foi desenvolvida uma parceria com uma escola municipal da área de abrangência de uma ESF, com intuito de desenvolver ação educativa sob forma de teatro relacionada à Hanseníase, já que, posteriormente aconteceria a Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma. Esta Campanha ocorre em escolas públicas de todo o Brasil, com escolares de 5-14 anos de idade, buscando esclarecer sobre a cura, prevenção e identificação de sinais e sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato destas doenças. Desta forma, o planejamento e realização da atividade educativa, buscou atender aos objetivos da Campanha, além de estabelecer vínculo com o ambiente escolar. Durante o planejamento do teatro, houve envolvimento das residentes com a equipe de saúde, que também auxiliou a atividade, e dos educadores, que como contra proposta sugeriram que os escolares, enquanto divulgadores de conhecimento montassem murais informativos sobre a Hanseníase na escola. Construiu-se um roteiro para o teatro baseado em uma situação cotidiana e cômica, onde uma usuária do Serviço de Saúde procurou sua ESF de referência queixando aparecimento repentino de manchas claras e sem sensibilidade por todo o corpo, ao atendê-la, a profissional de saúde informou sobre a transmissão da doença, a identificação de sinais e sintomas, a importância do diagnóstico precoce, o tratamento imediato e gratuito pelo SUS e as principais formas de prevenção e cuidados com a saúde. RESULTADOS: Desde o planejamento inicial da proposta até a realização do teatro, identificou-se o envolvimento da equipe de saúde, dos educadores e o estabelecimento de vínculo. Durante a atividade educativa, foi perceptível o interesse e participação dos escolares, que sugestionavam ideias de prevenção à saúde. Ao confeccionarem os murais informativos, percebeu-se também o comprometimento e o efeito positivo da atividade educativa na construção de conhecimentos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Através do teatro, foi possível (des) construir saberes e práticas em saúde por meio do estímulo ao pensamento crítico e reflexivo. Realizar esta atividade educativa foi de fundamental importância para a formação profissional, pois possibilitou a experimentação de uma nova estratégia de educação em saúde para as profissionais residentes. 

Palavras-chave


Estratégia de Saúde da Família; Educação em Saúde; Hanseníase.

Referências


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