Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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FORTALECENDO O PAPEL DO ACOMPANHANTE NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SAÚDE NO CONTEXTO HOSPITALAR
Cecilya Mayara Lins Batista, Cilânea dos Santos Costa, Danielle Cristina Gomes, Jéssica Barros Rangel, Micarla Priscila Silva Dantas, Rayane Santos Lucena, Joseneide Costa Soares, Silvana Alves Pereira

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


Diante dos muitos desafios enfrentados na construção do Sistema Único de Saúde - SUS, a Política Nacional de Humanização - PNH, consiste em uma estratégia política que busca por em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, fomentando a produção de mudanças nos processos de gestão e no modo de cuidar. No sentido de priorizar a qualidade do cuidado na assistência, ela propõe valorizar os diferentes sujeitos implicados no processo de produção da saúde, sendo eles os usuários, gestores e os trabalhadores, em seus aspectos técnicos e humanos, de maneira a valorizar a subjetividade e a promoção do protagonismo dos sujeitos. Nesta perspectiva, o Hospital Universitário Ana Bezerra – HUAB, localizado no município de Santa Cruz, situado na região do Trairi do estado do Rio Grande do Norte, considerado referência no atendimento materno-infantil e no desenvolvimento de diversas ações e projetos de extensão, tem contribuído para o fortalecimento da PNH, pois oferece aos usuários, por meio dessas ações, um trabalho em equipe com enfoque na interdisciplinaridade, tendo como direcionamento a educação em saúde apreendida enquanto práxis educativa coletiva. O hospital cuja missão é “Prestar assistência materno - infantil qualificada e humanizada, de referência regional, servindo a um ensino voltado para uma formação cidadã,” propicia o desenvolvimento das ações que promovam a promoção, prevenção e recuperação da saúde dos usuários, tornando-se essenciais, ao passo que representam um avanço nas práticas de cuidado no âmbito hospitalar, no intuito de melhorar a qualidade da assistência prestada. Por isso, a instituição vem fomentando e fortalecendo a produção do cuidado numa perspectiva ampliada e integral de saúde aos pacientes e acompanhantes, desde o processo de hospitalização à preparação para o pós-alta das pacientes atendidas do parto ao puerpério. Diante disso e visando fortalecer o cuidado em saúde desenvolvido no âmbito do HUAB, um grupo de residentes, inseridos no Programa de Residência Integral Multiprofissional em Assistência Materno-Infantil, idealizou e elaborou o Projeto de Extensão intitulado “Acolhimento e humanização para acompanhantes dos usuários do Hospital Universitário Ana Bezerra”, tendo como objetivo principal promover ações de educação em saúde que potencialize a importância do papel do acompanhante no processo de saúde do usuário. O referido projeto surgiu da necessidade de fortalecer o papel e a autonomia dos acompanhantes das puérperas e recém-nascidos em alojamento conjunto, espaço destinado à oferta de cuidados assistenciais a saúde da díade, por entendermos que o acompanhante desempenha um papel fundamental no processo produção de saúde, seja no compartilhamento dos cuidados ou na co-responsabilidade com a permanência, promoção, prevenção e recuperação das puérperas internas, tendo em vista que sua participação tem implicações no trabalho dos profissionais de saúde. Dessa forma, compreende-se que sua participação é indispensável junto a equipe de saúde que atendem esse público, seja na atenção aos cuidados da díade, na gestão ou no fortalecimento do controle social dentro da instituição. Segundo aponta a PNH, que tem como um dos dispositivos, na permanente atualização dos processos de trabalho, a Visita Aberta e Direito à Acompanhante desenvolvido para garantir a mulher a presença de um acompanhante de sua livre escolha, respeitando as necessidades e particularidades do mesmo. Assim sendo, este dispositivo, instituído no hospital universitário, apresenta-se como uma estratégia em que intervém na promoção da mudança de paradigma e nos modos de cuidar dentro do contexto hospitalar, onde é tão arraigado o modelo hospitalocêntrico de produzir saúde. Em face disso, o projeto de extensão voltado para o acompanhante é desenvolvido pela equipe multiprofissional, composta por residentes de enfermagem, psicologia, serviço social, fisioterapia, farmácia, nutrição e odontologia, visando fortalecer a integralidade na assistência em saúde a partir do trabalho interdisciplinar. Dessa forma, a equipe desenvolve ações tendo como eixo norteador a educação em saúde, dentro de uma perspectiva de educação coletiva e participativa, estimulando a interação e troca das experiências e saberes entre os acompanhantes e a equipe multiprofissional, construindo uma rede de solidariedade e alteridade entre sujeitos envolvidos, em virtude da ampliação do cuidado integral em saúde, construindo autonomia e potencializando o cuidado compartilhado entre paciente-equipe-acompanhante. Atualmente, as atividades são desenvolvidas semanalmente utilizando-se de rodas de conversa onde os participantes têm a oportunidade de expor suas dúvidas e queixas. São orientados pela equipe multiprofissional por diversos aspectos que envolvem o processo do ciclo gravídico puerperal, como amamentação, cuidados com o recém-nascido, aspectos psicológicos que atravessam esse momento de muitas alterações biopsicossociais para a mulher e sua família, bem como benefícios sociais dentre outros que a equipe busca trazer aos acompanhantes numa linguagem acessível e didática à ampla visão de sua importante participação no processo de assistência as puérperas hospitalizadas nessa instituição, assim como, orientando sobre os direitos e deveres do acompanhante no ambiente hospitalar, e dos cuidados preventivos que se relacionam com o retorno da família ao lar, dado se configurar um momento de novas adaptações no contexto familiar e para puérpera a fim de prevenir intercorrências com a díade. Mediante a execução do projeto, observou-se que o momento propiciado aos acompanhantes tem possibilitado a interlocução entre os acompanhantes das puérperas e a equipe multiprofissional, visando contribuir para a troca de experiências mútuas, oferecendo uma escuta qualificada as demandas trazidas por eles, bem como tem contribuído para um momento de reflexão sobre o processo de saúde do usuário, tendo em vista que nesse espaço são colocadas situações que favorecem um novo olhar em torno do processo de saúde-doença. Cabe frisar que esse contato entre acompanhantes e equipe de saúde produz no contexto hospitalar o fomento ao diálogo como um dos desafios dos processos de trabalho. Neste sentido, a roda de conversa potencializa a interação entre os atores envolvidos cotidianamente no serviço pela produção da saúde, da subjetividade e da vida. Contribui ainda, no fomento do protagonismo do acompanhante, uma vez que o empodera durante o período de hospitalização com o objeto de oferecer cuidado à díade durante a internação e também para o pós-alta. Dessa forma, percebe-se que esta estratégia de educação em saúde tem constituído para um espaço de oportunidades, quando destaca a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão inerentes a formação profissional e, por conseguinte, a construção de práticas educativas e democráticas, conforme orienta os princípios e diretrizes da política nacional de saúde concernente à assistência hospitalar.

Palavras-chave


Apoio Familiar de Paciente; Humanização da Assistência; Educação em Saúde

Referências


ALVES, V. S. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.9, n.16, p.39-52, set.2004/fev.2005

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – 2. ed. 5. reimp. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. 44 p. : il. color. – (Série B. Textos Básicos de Saúde)

BORTOLETTI, Fátima Ferreira, et al. Psicologia na prática obstétrica: abordagem interdisciplinar. Barueri, SP: Manole, 2007.