Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A SEGURANÇA DO PACIENTE E OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM
Aviner Muniz de Queiroz, Francisco Ariclene Oliveira, Denizielle de Jesus Moreira Moura

Última alteração: 2016-03-18

Resumo


Segurança pode ser definida como ausência de exposição ao perigo e proteção contra ocorrência ou risco de lesão ou perda 1. Para a Organização Mundial da Saúde, segurança do paciente consiste na ausência de dano potencial ou desnecessário para o paciente associado aos cuidados em saúde 2. Objetivou-se identificar na literatura os desafios encontrados na prática de enfermagem relacionados à segurança do paciente. Trata-se de um estudo bibliográfico nas bases de dados: BVS, SciELO e LILACS com os seguintes descritores: enfermagem, segurança do paciente e prática de enfermagem. Foram selecionados os artigos que estavam na língua portuguesa, com resumo relacionado à temática, disponível na íntegra e dentro do recorte temporal de 2000 a 2012, totalizando 9 artigos, onde se utilizou análise qualitativa. Destaca-se que os desafios são muitos, porém quando se trata do assunto estão: a criação de Comitês de Segurança do Paciente nas instituições de saúde constituída por equipe multidisciplinar, visando desenvolver uma cultura de segurança dentro das instituições e o fortalecimento da Rede de Enfermagem e Segurança do Paciente (Internacional, Nacional e Regional) promovendo a comunicação rápida e efetiva das evidências, experiências e recomendações destinadas a garantir a segurança dos pacientes ao redor do mundo e o desenvolvimento de pesquisas científicas que visem minimizar a reconhecida distância que existe entre o que se sabe em teoria e o que se aplica na prática. Evidenciou-se através da leitura dos artigos que as ações adotadas precisam gerar resultados como práticas confiáveis que façam a diferença na segurança dos pacientes, minimizando os riscos e alterando o quadro atual de eventos indesejáveis.

Palavras-chave


Enfermagem. Segurança do Paciente. Prática de Enfermagem

Referências


1.Consórcio Brasileiro de Acreditação de Sistemas e Serviços de Saúde. Padrões de acreditação da Joint Comission International para hospitais. 3ª ed. Rio de Janeiro: CBA; 2008.

2.World Health Organization (WHO). Summary of the evidence on patient safety: implications for research. Edição: Ashish Jha; 2008.