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DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA NO TRABALHO DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Última alteração: 2015-10-31
Resumo
Este trabalho constitui-se em um relato de experiência acerca do desenvolvimento de ações de educação permanente e continuada no cotidiano de um Centro Municipal de Saúde do município do Rio de Janeiro composto por sete equipes de saúde da família. O objetivo deste relato é apresentar as contribuições e desafios dos processos de educação permanente e continuada no cotidiano desta unidade de saúde. A Estratégia de Saúde da Família é desenvolvida através da atuação de equipes multiprofissionais que atendem a população em todos os ciclos de vida com ações assistenciais, de promoção, prevenção e recuperação, no aspecto individual e coletivo. Atender as demandas da população considerando suas diversidades, complexidades e inserção no território, cumprindo protocolos e linhas de cuidado, e buscando a construção de cuidado de forma participativa e dialógica com as diferentes categorias profissionais torna-se um desafio diário. Nesse contexto os processos de educação permanente e educação continuada são importantes ferramentas para fomentar a discussão clínica, a reflexão sobre o processo de trabalho, diálogo e integração. Destaca-se que a educação permanente, de acordo com a Política Nacional, é a aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho. É desenvolvida a partir dos problemas enfrentados na realidade e leva em consideração os conhecimentos e as experiências que os profissionais já têm. Sua metodologia propõe a problematização do processo de trabalho. A educação continuada é um conjunto de práticas usuais que objetivam mudanças pontuais nos modelos hegemônicos de formação e atenção à saúde. É um processo que busca proporcionar ao indivíduo a aquisição de conhecimentos, para que ele atinja sua capacidade profissional e desenvolvimento pessoal. Os dois processos educativos acima descritos trazem contribuições para o processo de trabalho e são desenvolvidos no cotidiano das sete equipes de saúde da família. Destaca-se como principal desafio o envolvimento e protagonismo das diferentes categorias profissionais frente às ações de educação permanente e continuada. Como contribuições ressaltam-se as discussões multiprofissionais acerca das linhas de cuidado e protocolos clínicos de acordo com a realidade do território, que possibilitam a construção coletiva de estratégias de aplicação, reflexão sobre o processo de trabalho, amadurecimento do trabalho em equipe e consequente melhoria dos serviços ofertados a população. Para superar o desafio de promover a integração e protagonismo das categorias nos processos educativos adotados na unidade têm sido realizadas reuniões semanais entre a equipe multiprofissional para fomentar o diálogo, a divisão de tarefas e responsabilidades, e a organização do processo de trabalho e favorecer o protagonismo e participação dos trabalhadores. Conclui-se que trabalhar a educação permanente e educação continuada no cotidiano do serviço contribui para melhoria dos serviços ofertados, favorece autonomia dos profissionais, o diálogo entre os sujeitos envolvidos no processo de cuidado, e assim, potencializa e desenvolve o trabalho das equipes de saúde da família.
Palavras-chave
Educação Permanente, Educação continuada, Saúde da família
Referências
- Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília, DF; 2009. 64 p. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) [Internet]. [cited 2012 Nov 10]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude.pdf3.
- Peixoto LS, Gonçalves LC, Costa TD, Tavares CMM, Cavalcanti ACD, Cortez EA. Educação permanente, continuada e em serviço: desvendando seus conceitos. Enfermería Global [Internet]. 2013 [cited 2012 Dec 06];12(1):324-40. Available from:http://revistas.um.es/eglobal/article/viewFile/141801/144121.