Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA NO TRABALHO DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Ludimila Cuzatis Gonçalves, Louise Anne Reis da Paixão, Raquel Bernardo da Silva, Ana Carla Silva de Oliveira Miranda, Rafaela Perdomo Cardoso, Fabiana Silva Marins Nazareno Cosme

Última alteração: 2015-10-31

Resumo


Este trabalho constitui-se em um relato de experiência acerca do desenvolvimento de ações de educação permanente e continuada no cotidiano de um Centro Municipal de Saúde do município do Rio de Janeiro composto por sete equipes de saúde da família. O objetivo deste relato é apresentar as contribuições e desafios dos processos de educação permanente e continuada no cotidiano desta unidade de saúde. A Estratégia de Saúde da Família é desenvolvida através da atuação de equipes multiprofissionais que atendem a população em todos os ciclos de vida com ações assistenciais, de promoção, prevenção e recuperação, no aspecto individual e coletivo. Atender as demandas da população considerando suas diversidades, complexidades e inserção no território, cumprindo protocolos e linhas de cuidado, e buscando a construção de cuidado de forma participativa e dialógica com as diferentes categorias profissionais torna-se um desafio diário. Nesse contexto os processos de educação permanente e educação continuada são importantes ferramentas para fomentar a discussão clínica, a reflexão sobre o processo de trabalho, diálogo e integração. Destaca-se que a educação permanente, de acordo com a Política Nacional, é a aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho. É desenvolvida a partir dos problemas enfrentados na realidade e leva em consideração os conhecimentos e as experiências que os profissionais já têm. Sua metodologia propõe a problematização do processo de trabalho. A educação continuada é um conjunto de práticas usuais que objetivam mudanças pontuais nos modelos hegemônicos de formação e atenção à saúde. É um processo que busca proporcionar ao indivíduo a aquisição de conhecimentos, para que ele atinja sua capacidade profissional e desenvolvimento pessoal. Os dois processos educativos acima descritos trazem contribuições para o processo de trabalho e são desenvolvidos no cotidiano das sete equipes de saúde da família. Destaca-se como principal desafio o envolvimento e protagonismo das diferentes categorias profissionais frente às ações de educação permanente e continuada. Como contribuições ressaltam-se as discussões multiprofissionais acerca das linhas de cuidado e protocolos clínicos de acordo com a realidade do território, que possibilitam a construção coletiva de estratégias de aplicação, reflexão sobre o processo de trabalho, amadurecimento do trabalho em equipe e consequente melhoria dos serviços ofertados a população. Para superar o desafio de promover a integração e protagonismo das categorias nos processos educativos adotados na unidade têm sido realizadas reuniões semanais entre a equipe multiprofissional para fomentar o diálogo, a divisão de tarefas e responsabilidades, e a organização do processo de trabalho e favorecer o protagonismo e participação dos trabalhadores. Conclui-se que trabalhar a educação permanente e educação continuada no cotidiano do serviço contribui para melhoria dos serviços ofertados, favorece autonomia dos profissionais, o diálogo entre os sujeitos envolvidos no processo de cuidado, e assim, potencializa e desenvolve o trabalho das equipes de saúde da família.

Palavras-chave


Educação Permanente, Educação continuada, Saúde da família

Referências


- Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília, DF; 2009. 64 p. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) [Internet]. [cited 2012 Nov 10]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude.pdf3.

- Peixoto LS, Gonçalves LC, Costa TD, Tavares CMM, Cavalcanti ACD, Cortez EA. Educação permanente, continuada e em serviço: desvendando seus conceitos. Enfermería Global [Internet]. 2013 [cited 2012 Dec 06];12(1):324-40. Available from:http://revistas.um.es/eglobal/article/viewFile/141801/144121.