Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Perfil dos Usuários de um Pronto Atendimento Infantil
Aldenisia Alves Albuquerque Barbosa, CLEMILDA FONTES JÁCOME, CAMILA CARLA SANTOS PEREIRA, Jonia Cybele Santos Lima, Rossana Mota Costa, Jane Suely de Melo Nóbrega, Glauber Victor Cabral de Morais

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


INTRODUÇÃO: O Pronto Atendimento Infantil Dra. Sandra Celeste é um centro de referência infantil vinculada ao município de Natal no Estado do Rio Grande do Norte, que atende, exclusivamente, pacientes do Sistema Único de Saúde. É uma unidade de atendimento para crianças com idades de 0 a 13 anos. OBJETIVO: Analisar o perfil dos usuários que procuram atendimento na unidade de Pronto Atendimento infantil Dra. Sandra Celeste. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa sobre usuários que procuraram o pronto atendimento entre 1º a 30 de maio de 2014. Foram caracterizados quanto ao sexo, faixa etária, local de moradia, motivo do atendimento, evolução do atendimento, exames complementares, diagnóstico e/ou sintomas da doença mais frequente, destino do paciente, ou seja, para onde os pacientes atendidos são encaminhados de acordo com o nível de agravos. A seleção da amostra ocorreu pela técnica de amostragem probabilística aleatória simples dos Boletins de Atendimento de Urgência (BAU). Dos 6.472 atendimentos realizados neste mês, foi selecionada uma amostra com 332 fichas de atendimento. Utilizou-se a ferramenta statcalc do programa Epilnfo para realizar o cálculo da amostra. RESULTADOS: Desta amostra, 55% dos usuários eram do sexo masculino e 25% são usuários com idade entre 0 a 1 ano. O bairro mais frequente foi de Felipe Camarão 23%, teve 37% de pacientes com febre na história clínica com maior número de pessoas, quanto aos exames complementares, hemograma apresentou 49%, com relação ao diagnóstico, a dengue apareceu como a doença mais frequente com 14% e com relação ao destino do paciente 82% tiveram alta. CONCLUSÃO: Percebe-se uma quantidade excessiva de pacientes atendidas mensalmente nesta unidade de saúde com motivos relatados que, possivelmente, poderiam ter sido solucionados na Atenção Básica. Assim sugerem-se estudos posteriores que procurem soluções para otimizar a grande demanda visualizada e que este serviço seja direcionado, realmente, ao nível de atenção a que se propõe.

Palavras-chave


Pronto Atendimento Infantil; Pacientes; Perfis de Saúde.

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