Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Massagem de Mohri – Estratégia de estímulo a amamentação
Stephany Anastacia Serpa Alarcon, Thays Luana da Cruz, Cristiana de Souza Ferreira Rondon, Natália Sales Sidrins, Luciana Virgínia de Paula e Silva Santana, Aline Amorim da Silveira, Kamila Martins da Cruz

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


APRESENTAÇÃO: TanekoMohri, graduada pela Escola de Enfermagem do Hospital Universitário da Faculdade Imperial de Kyoto, em 1945, e responsável pela Casa de Parto Mohri, em Kobe, no Japão, desenvolveu a técnica da massagem de Mohri que foi trazida ao Brasil, por volta de 2006, através de um convênio entre o Ministério da Saúde e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) (SILVA, 2009). Desde então, a Massagem de Mohri tem se apresentado como uma eficiente estratégia no auxílio às dificuldades na amamentação e têm proporcionado alívio as mulheres, principalmente para que sofrem com o ingurgitamento mamário, fissuras, rachaduras na mama, mastites e infecções da mama. O método de Mohri se baseia na movimentação das mamas em sentido circularem, sendo realizados movimentos horários e anti-horários, e então posteriormente movimentos de lateralização com o dedo indicador e polegar. Por se tratar de uma técnica indolor, fácil de ser aplicada e que traz grande conforto para a mulher, vem sendo utilizada na assistência de enfermagem prestada pelos Residentes de Enfermagem Obstétrica, como método para promover o aleitamento materno deslizando então os dedos da raiz da mama para o mamilo e por fim, realizando a pressão e sua aplicação vem facilitando o processo de amamentação. OBJETIVO: Relatar a experiência e realizar a reflexão prática - teórica acerca da aplicação da técnica da massagem de Mohri como estratégia de auxílio no processo de amamentação. MÉTODO DO ESTUDO: Trata-se de um relato de experiência, que se baseou em estudo bibliográfico e em análise da atuação em campo prático. O objeto deste estudo é a aplicação da técnica da massagem de Mohri em puérperas que apresentam mamas ingurgitadas ou outras dificuldades no processo de amamentação, dentro de um hospital escola da cidade de Campo-Grande, MS. RESULTADOS: Tendo como objetivo a estimulação da circulação veno-linfática com massagem manual, circular, a massagem de Mohri relaxa a musculatura peitoral e torna a mama macia. Facilitando a ordenha e proporcionado o relaxamento e o conforto para a nutriz. Dessa forma, tem se mostrado útil e eficaz como assistência para puérperas que apresentam ingurgitamento mamário, e consequentemente tem colaborado para a permanência do aleitamento exclusivo, uma vez que garante resolutividade do problema e proporciona alívio, estimulado a mãe a insistir no processo, não mais doloroso. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diversos são os fatores que podem desmotivar a mulher a prover um aleitamento materno exclusivo para o bebê. Dentre esses muitos fatores, as fissuras e o ingurgitamento mamário, que podem ser resolvidos de maneira simples, rápida e sem custo, apenas com a utilização da massagem de Mohri. Esta técnica além de proporcionar o bem-estar da mãe, ainda evita que o leite fique acumulado no seio, fator que pode causar dor, febre e infecção, grandes motivos que influenciam as mães para não amamentar.

Palavras-chave


massagem de mohri; amamentação; aleitamento materno

Referências


Silva L. R. A experiência na Casa de Parto de Mohri – Japão. R. pesq.: cuidado é fundamental [periódico on line]. set./dez., 2009.