Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS DE LADÁRIO/MS PELO PROJETO RONDON/MS
Maira Thaís Haro Rossini, Luis Eduardo Silva Ormonde, Rafael Kanji Nakamura, Daniely Francyely de Lucca Vanoni, Isabella Beatriz Gonçalves Lemes

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


APRESENTAÇÃO: Dentre as ações realizadas pelo Projeto Rondon/MS em Ladário/MS entre julho e agosto de 2015, destaca-se a educação em saúde nas escolas de Ladário, realizada por acadêmicos de medicina e de enfermagem. Os temas abordados foram doenças sexualmente transmissíveis (DST) e drogas que, apesar da elevada incidência na cidade, muitas vezes é negligenciados. As ações ocorreram no dia 30 de julho na Escola Estadual Leme do Prado e nos dias 03 e 04 de agosto na Escola Estadual 2 de Setembro. Com o objetivo de promover educação em saúde, foram contemplados pelas atividades professores e estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. DESENVOLVIMENTO: O tema “DST” foi abordado em sala de aula, através de apresentação de slides com as principais DST, como sífilis, herpes, HIV, etc. Em seguida foi demonstrada a inserção da camisinha feminina e masculina com modelos de vagina e de pênis, respectivamente, sendo também inseridas por alunos voluntários. Por fim, foi realizada uma dinâmica para melhor compreensão da transmissão sexual do HIV, simulando uma festa. Enquanto a música tocava, os alunos, que haviam recebido um papel com um símbolo, deveriam pedir a assinatura de três colegas. Estes seriam seus supostos parceiros sexuais, sendo que apenas um dos papéis indicava uso do preservativo. Ao final, foi revelada a pessoa portadora de HIV na festa. Assim, todos os que tiveram relação sem preservativo com ela ou com parceiros contaminados por ela estavam também com o vírus. O tema “drogas” também foi exposto de forma similar. Através de apresentação de slides foram abordadas substâncias lícitas e ilícitas de maior importância. Em seguida, foi exibido um curta-metragem chamado “Nuggets”, com o objetivo de conscientizar os alunos sobre os efeitos nocivos das drogas. Em seguida, as carteiras foram dispostas em forma de círculo para maior interação do grupo. Inicialmente, foi realizada uma descontração em que os participantes respondiam questões referentes a mitos e verdades sobre drogas. Seguiu-se a essa atividade uma dinâmica que consistia em fazer uma “troca de ideias” entre os alunos e os rondonistas sobre o assunto. IMPACTOS: Essa ação atingiu cerca de 340 participantes. Os alunos puderam esclarecer dúvidas a respeito das DST e sobre a inserção da camisinha que provavelmente não discutiriam em outro ambiente, além de perceberem a importância de praticar sexo seguro. Quanto às drogas, na forma de apresentação expositiva houve pouca participação dos alunos. Na forma de dinâmica, entretanto, os alunos demonstraram estar muito mais à vontade em fazer perguntas aos rondonistas, construindo um diálogo enriquecedor para todos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O trabalho com educação em saúde nas escolas de Ladário abordou temas relevantes para os alunos da região. O maior conhecimento sobre DST e drogas é de grande importância, pois ainda são tabus que podem ser desmistificados através de informação e de dinâmicas. Dessa forma, as ações obtiveram êxito em proporcionar educação no âmbito biopsicossocial.

Palavras-chave


educação; DST; drogas; Rondon

Referências


Dinâmica da festa (transmissão do HIV), adaptada da dinâmica "Contatos Pessoais", disponível em http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/publicacao/1997/54821/_p_manual_do_multiplicador_adolescente_p__12053.pdf

Animação "Nuggets", disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HUngLgGRJpo