Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO INFANTIL: PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS COM ATRASOS NEUROMOTORES EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA NO OESTE DO PARÁ
Yamilles Ribeiro Nascimento, Simone Aguiar da Siva Figueira, Greice Nara Viana dos Santos, Samila de Sousa Sales

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


INTRODUÇÃO: O desenvolvimento infantil envolve vários aspectos, dentre estes, biológicos, ambientais, sociais e familiares, além disso, sofrem influência de fatores de risco ou de proteção que estão diretamente ligados ao desenvolvimento único e peculiar¹. No Pará foi encontrado apenas um trabalho acerca do assunto, realizado no ano 2000. A enfermagem se faz quase ausente nesse campo de pesquisa e como visto em bancos de dados online não há registros ou notificações sobre trabalhos científicos feitos por enfermeiros abordando essa temática no município de Santarém/PA. O objetivo da presente pesquisa foi identificar aspectos epidemiológicos das crianças com atrasos de desenvolvimento neuromotor atendidas no Centro de Referência de Saúde da Criança em Santarém/PA nos anos de 2010 a 2013. METODOLOGIA: Foi de encontro à pesquisa Quantitativa², para tanto se partiu de um de seus vértices, a pesquisa Descritiva, além de descritivo a direcionalidade temporal do estudo é retrospectiva, foi feito um levantamento estatístico documental³ de dados que estavam contidos nos prontuários e/ou em arquivos de cada cliente atendido ou que estivesse em atendimento. RESULTADOS: Os resultados permitiram o conhecimento e interpretação do perfil sociodemográfico de 192 crianças diagnosticadas com um tipo, ou mais, de atraso neuromotor, a maioria das crianças foram do sexo masculino 53,6% e procedentes da zona urbana de Santarém sendo 65,1%. Do total 63,5% tem a figura da mãe como principal cuidador, 47,9% foi advinda por encaminhamentos de Unidades Básicas de Saúde e 47,9 das crianças foram admitidas com idade de 0 a 3 meses. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observou-se uma relação intrínseca entre o atraso de desenvolvimento neuromotor com os fatores de risco em que as crianças estavam expostas. A enfermagem tem papel fundamental, pois atua na minimização e prevenção de tais eventos indesejáveis que acometem as crianças.

Palavras-chave


Desenvolvimento infantil; Saúde da Criança; Atrasos neuromotores

Referências


1.ROCHA, N.S.P.D.; CAMPERO, P.K.N.; MACÊDO, D.S.M.; LEITE, R.C.B.; OLIVEIRA, C.O.P.; FERRO, D.A.; DANTAS, M.M.L.; SOUZA, E.N.V.  Cd - crescimento e desenvolvimento: cuidando e Promovendo a saúde da criança. Relato de experiência. Centro de ciência de saúde – UFRN. Extensão e Sociedade Vol. 01 – PROEX. 2010.

2. RODRIGUEZ, W. C. Metodologia Científica. Paracambi: FAETEC/IST; 5p. 2007.

3. SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L.; COOK, S. Métodos de pesquisa. Org, 4ªEd. KINDDER: 49, 2001.