Tamanho da fonte:
DESENVOLVIMENTO INFANTIL: PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS COM ATRASOS NEUROMOTORES EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA NO OESTE DO PARÁ
Última alteração: 2015-11-23
Resumo
INTRODUÇÃO: O desenvolvimento infantil envolve vários aspectos, dentre estes, biológicos, ambientais, sociais e familiares, além disso, sofrem influência de fatores de risco ou de proteção que estão diretamente ligados ao desenvolvimento único e peculiar¹. No Pará foi encontrado apenas um trabalho acerca do assunto, realizado no ano 2000. A enfermagem se faz quase ausente nesse campo de pesquisa e como visto em bancos de dados online não há registros ou notificações sobre trabalhos científicos feitos por enfermeiros abordando essa temática no município de Santarém/PA. O objetivo da presente pesquisa foi identificar aspectos epidemiológicos das crianças com atrasos de desenvolvimento neuromotor atendidas no Centro de Referência de Saúde da Criança em Santarém/PA nos anos de 2010 a 2013. METODOLOGIA: Foi de encontro à pesquisa Quantitativa², para tanto se partiu de um de seus vértices, a pesquisa Descritiva, além de descritivo a direcionalidade temporal do estudo é retrospectiva, foi feito um levantamento estatístico documental³ de dados que estavam contidos nos prontuários e/ou em arquivos de cada cliente atendido ou que estivesse em atendimento. RESULTADOS: Os resultados permitiram o conhecimento e interpretação do perfil sociodemográfico de 192 crianças diagnosticadas com um tipo, ou mais, de atraso neuromotor, a maioria das crianças foram do sexo masculino 53,6% e procedentes da zona urbana de Santarém sendo 65,1%. Do total 63,5% tem a figura da mãe como principal cuidador, 47,9% foi advinda por encaminhamentos de Unidades Básicas de Saúde e 47,9 das crianças foram admitidas com idade de 0 a 3 meses. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observou-se uma relação intrínseca entre o atraso de desenvolvimento neuromotor com os fatores de risco em que as crianças estavam expostas. A enfermagem tem papel fundamental, pois atua na minimização e prevenção de tais eventos indesejáveis que acometem as crianças.
Palavras-chave
Desenvolvimento infantil; Saúde da Criança; Atrasos neuromotores
Referências
1.ROCHA, N.S.P.D.; CAMPERO, P.K.N.; MACÊDO, D.S.M.; LEITE, R.C.B.; OLIVEIRA, C.O.P.; FERRO, D.A.; DANTAS, M.M.L.; SOUZA, E.N.V. Cd - crescimento e desenvolvimento: cuidando e Promovendo a saúde da criança. Relato de experiência. Centro de ciência de saúde – UFRN. Extensão e Sociedade Vol. 01 – PROEX. 2010.
2. RODRIGUEZ, W. C. Metodologia Científica. Paracambi: FAETEC/IST; 5p. 2007.
3. SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L.; COOK, S. Métodos de pesquisa. Org, 4ªEd. KINDDER: 49, 2001.