Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE ATIVIDADE DE ENSINO EM IMUNOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES
crislaine xavier de azevedo

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


INTRODUÇÃO: O exercício da reflexão crítica no processo de aprendizagem em espaços da Formação em Saúde proporciona práticas mais contextualizadas, ruptura do paradigma educativo fragmentado e disponibilizado em disciplina, bem como a possibilidade de avançar além da perspectiva biomédica, ainda hegemônica nos cursos de Saúde. O Curso de Enfermagem, modalidade Bacharelado e Licenciatura, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Unidade de Dourados tem ao longo de sua história, estabelecido discussões sobre a estrutura curricular, cenários de aulas praticas e estágio e estratégias de ensino em saúde, fomentando movimentações a partir do seu corpo docente e discente na busca por processos criativos de ensino – aprendizagem - avaliação. OBJETIVO: Pretende-se, então, realizar ensaio descritivo e reflexivo sobre uma atividade de ensino realizada na disciplina de Imunologia Aplicada à Enfermagem, inserida na segunda série do currículo, em 2014. Trata-se em discorrer sobre a construção do Mapa de Reações Imunológicas, apresentando suas dificuldades e potencialidades a partir da fala de alunas que vivenciaram esse processo. METODOLOGIA: Para o percurso desse ensaio, pretendemos descrever a atividade de ensino e as reflexões decorrentes. RESULTADOS: A atividade foi realizada inicialmente a partir do conhecimento apreendido em sala de aula e posteriormente, confrontada com outros mediadores didáticos, dentre eles, livros, artigos e diálogo do grupo de alunas com o docente de imunologia. No decorrer do processo, o grupo optou em desenvolver uma televisão em caixa de papelão, a TV Imune, no qual as reações imunológicas foram organizadas em temas, dentre eles: imunidade inata e adquirida, linfócitos T, linfócitos B, sistema imunológico de mucosas, citocinas e sistema complemento, sendo apresentadas manualmente. Através dessa estratégia foi possível, interligar saberes fragmentados, estimular a função da docência em saúde e desencadear espaços em que a criatividade no ensino poderia ocorrer. O processo foi envolto por tentativas em reunir saberes, realizar a transposição didática e oportunizar o uso da televisão em relação à proposta educativa.  As alunas verificaram que à medida que avançava no processo, sua compreensão tornou-se significativa e mais sólida, permitindo ao grupo, mais segurança da escolha realizada. E, também a concretude de um campo da ciência, muitas vezes abstrato, mas relevante para a Enfermagem, o emprego da TV Imune durante a apresentação aos demais alunos, chamou a atenção, instigou aos que assistiam a estudar e entender sobre as reações imunológicas. CONCLUSÃO: Este ensaio pretendeu contribuir ao apresentar uma atividade de ensino de imunologia na formação de um profissional de saúde – enfermeiro (a) e também docente, não apenas crítico e reflexivo, mas criativo e capaz de contextualizar saberes muitas vezes abstrato, para o cenário de práticas de ensino e de cuidado em saúde.

Palavras-chave


ensino em saúde; imunologia; enfermagem