Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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CONTRIBUIÇÕES DA RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM EM OBSTETRÍCIA NO ACOMPANHAMENTO PRÉ-NATAL DA ESF
Ludimila Cuzatis Goncalves, Louise Anne Reis da Paixão, Raquel Bernardo da Silva, Ana Carla Silva de Oliveira Miranda, Rafaela Perdomo Cardoso, Fabiana Silva Marins Nazareno Cosme

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


O trabalho em questão trata-se de um relato da experiência vivida em uma unidade de Saúde do município do Rio de Janeiro sobre as contribuições para o acompanhamento pré-natal, trazidas pelos residentes de enfermagem em obstetrícia de uma universidade pública federal. O objetivo deste relato é apresentar as contribuições da integração ensino-serviço para o acompanhamento pré-natal da unidade. O cenário em que se deu a experiência foi uma unidade de saúde composta por sete equipes de saúde da família, localizada na Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, em que o pré-natal de baixo risco é realizado através de consultas intercaladas entre médico e enfermeiro e acompanhado por toda equipe multiprofissional. Há três anos a unidade em questão recebe residentes de enfermagem em obstetrícia para acompanhamento do pré-natal de baixo risco em conjunto com as equipe de saúde da família. Durante o percurso para inserção das residentes no serviço alguns desafios precisaram ser superados como a resistência de alguns profissionais, o que foi conquistado através do diálogo e apoio institucional. Percebe-se que o estreitamento das relações entre ensino e serviço é uma construção permanente que requer esforço de ambas as partes para que haja aproximação da formação com a realidade da atenção à saúde. A participação das residentes nos cuidados as gestantes e puérperas potencializam e qualificam ainda mais os serviços oferecidos, o que é relatado por toda equipe e pelos usuários. A integração ensino-serviço nesse contexto incentiva e motiva os profissionais que buscam em parceria com as residentes e com a população inovações para o serviço. Com a inserção das residentes de enfermagem em obstetrícia no cotidiano do serviço foi realizado um planejamento com toda equipe para melhoria da busca das gestantes faltosas, monitoramento minucioso do acompanhamento das gestantes consideradas vulneráveis ou de risco e ampliação do número de participantes no grupo de gestantes, incluindo o incentivo a participação do parceiro e da família. Atividades como grupo de gestantes, incentivo ao aleitamento materno, planejamento familiar, vigilância em saúde, visitas domiciliares, acompanhamento de gestantes e bebês de risco, ganham novo olhar e se fortalecem com a parceria entre universidade e serviço de saúde. Destaca-se a importância do estabelecimento de um planejamento realizado por profissionais do serviço e residentes, visto que este norteia o desenvolvimento do trabalho e facilita o processo de avaliação das ações implemantadas. Sendo assim, conclui-se sob a ótica do trabalho que a integração ensino-serviço induz um movimento de troca de experiências, de conhecimentos e de reflexão sobre a prática desenvolvida no cotidiano que contribui significativamente para qualificação das atividades, satisfação da população e contribui para a formação profissional dos residentes. Esse movimento de integração consolida o papel dos serviços de saúde do SUS de assistir a população e contribuir para formação de novos profissionais.

Palavras-chave


Integração ensino-serviço; pré-natal; estratégia de saúde da família

Referências


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