Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Visão dos docentes sobre o processo ensino aprendizagem nos cenários de prática
Patrícia Cavalcante de Sá Florêncio, Lenilda Austrilino, Mércia Lamenha

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


APRESENTAÇÃO: Estudo desenvolvido no Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, motivado pela inquietação enquanto docente em cenários de prática. Compreendendo que o processo ensino aprendizagem deve se pautar em uma educação crítica-reflexiva e, a integração ensino, serviços de saúde e comunidade deve ser abordada durante o processo de formação profissional, inserindo-os nesses cenários desde o início e não somente ao final do curso. Tem como objetivo compreender como os docentes concebem o processo ensino aprendizagem nos cenários de prática na graduação em Enfermagem e conhecer como se desenvolvem as atividades. MÉTODO: Pesquisa de abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, realizada no curso de graduação em Enfermagem de uma instituição Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica, do agreste Pernambucano. Foram entrevistados dez docentes, dois por módulo, e dois docentes gestores, utilizando como instrumento um roteiro de entrevista semiestruturada. A análise e interpretação dos dados incidiram na perspectiva da análise de conteúdo. RESULTADOS: A investigação evidenciou as estratégias metodológicas de ensino aprendizagem utilizadas pelos docentes nos cenários de prática, as facilidades e dificuldades encontradas, apontando as relações com as competências gerais das Diretrizes Curriculares Nacionais da Enfermagem, com o projeto político pedagógico do curso e referenciando as condições integrantes deste processo. Os docentes percebem os cenários de prática como locais de contextualização dos conteúdos, levando o discente desde o início do curso a problematizar a realidade encontrada nestes cenários. O docente se percebe como aprendiz e coordenador do processo ensino aprendizagem atuando em diversos níveis de atenção à saúde. Identificam como dificuldades um acolhimento deficiente dos profissionais nos serviços e carência de espaços. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os docentes sugerem formação permanente para atuação na prática, planejamento conjunto das ações com os serviços de saúde, sensibilizando-os a integrarem o processo ensino aprendizagem, buscando formar profissionais crítico-reflexivos comprometidos com o social.

Palavras-chave


ensino aprendizagem, formação docente, cenários de prática