Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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GRUPO PSICOEDUCATIVO: ESTRATÉGIA MULTIPROFISSIONAL DE CUIDADO DO DIABETES MELLITUS TIPO 1
Larissa Ellen Pereira dos Santos, Cristiana Carla Medeiros de Aguiar, Tatiana Rebouças Moreira, Kildare Lima Braga do Nascimento, Laíla Pereira Gomes da Silva

Última alteração: 2015-11-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Diabetes Mellitus 1 (DM1) é uma cada vez mais importante em nível mundial. Caracterizada pela deficiência do hormônio insulina, o DM1 é o principal distúrbio metabólico que acomete crianças e adolescentes. As transformações metabólicas decorrentes do DM1 impactam significativamente na qualidade de vida e demandam uma abordagem multidisciplinar para seu tratamento. Objetiva-se relatar a experiência de um grupo psicoeducativo multiprofissional como estratégia de melhoria de qualidade de vida de pacientes com DM1. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA E MÉTODOS: Os grupos acontecem, às quintas-feiras, no período matutino, previamente às consultas médicas, sendo aberto e rotativo, contemplando crianças e adolescentes diabéticos, bem como seus responsáveis ou acompanhantes. A equipe é constituída de enfermeiras, psicólogos e fisioterapeutas que se alternam na condução das temáticas livres cujo foco principal emerge de relatos pessoais dos participantes sobre seu processo de doença e tratamento. O grupo se inicia com roda de conversa, centrada no impacto emocional e as repercussões do DM1 sobre o estilo e qualidade de vida. A partir de tais temáticas suscitadas na roda de conversa segue-se um momento informativo sobre especificidades da diabetes e de seu controle. Recursos como mapas de conversação, jogos de perguntas e respostas, cartilhas e folders são utilizados como instrumentos de facilitação das discussões. RESULTADOS: O grupo psicoeducativo tem proporcionado, tanto aos participantes quanto à equipe, vivências ricas de aprendizagem, promovendo troca de experiências. A abertura para a fala e exposição da percepção das crianças e aqueles que lidam com a realidade da doença tem oferecido base para o compartilhamento de saberes e apoio. Isso tem permitido que as crianças e seus responsáveis se tornem atores no processo de busca de saúde e qualidade de vida. E experiência multiprofissional garante uma abordagem mais efetiva a medida que consegue atuar de forma mais global e holística no tratamento da doença. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O grupo se consolida como uma atividade útil e complementar ao tratamento do DM1. Tal experiência permite um crescimento pessoal em cada ator envolvido no processo de atenção para com a pessoa que possui a DM1.

Palavras-chave


Diabetes; Grupo psicoeducativo; Multiprofissionalidade