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INTERDISCIPLINARIDADE COMO FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Última alteração: 2016-01-06
Resumo
O trabalho Interdisciplinaridade como ferramenta para promoção de saúde visa apresentar algumas considerações no que tange à aplicação de atividades específicas – visando uma perspectiva de educação humanizadora e transformadora – que tiveram como objetivo eliminar preconceitos e contribuir na formação integral dos discentes. Ademais, comprometidas com a construção de valores e atitudes, práticas que ampliaram conhecimentos sobre sexualidade, ambiente e saúde, objetivando criar condições para que o adolescente pudesse fazer suas escolhas de maneira consciente e responsável. Com esse intuito, uma professora da área de Ciências da Saúde e a pedagoga do Instituto Federal do Paraná (IFPR), e uma enfermeira da Secretaria de Saúde do município de Jaguariaíva – PR criaram parcerias para desenvolver estratégias diversificadas de educação que contemplassem tais questões. Para tanto, foi desenvolvido um cronograma com atividades transdisciplinares, abrangendo conteúdos de diferentes áreas do conhecimento com a intenção de promover educação em saúde, ambiental e social. Detectadas as necessidades de orientações sobre os seguintes temas: gravidez na adolescência, drogadição, valorização da pessoa idoso e ainda, impacto dos indicadores sociais na saúde da população. Foram promovidas discussões orientadas, em formato de “rodas de conversa”, com profissionais de diferentes áreas e coordenadas pela professora e pedagoga do IFPR, nas quais pode-se considerar, dentre tantas outras questões pertinentes, que a interdisciplinaridade é uma ferramenta poderosa para ampliar a visão do aluno em relação a sua saúde e da comunidade escolar. * Pedagoga; Especialização em Matemática; Unimar; Rodovia PR 151 km 23, Jaguariaíva - PR; marisa.silva@ifpr.edu.br ** Enfermeira; Secretaria de Saúde *** Docente; PhD em Ciências da Saúde.
Palavras-chave
Saúde;interdisciplinaridade;educação