Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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VIVÊNCIA DE EXTENSÃO NO SISTEMA DE SAÚDE DE SOBRAL
Edine Dias Pimentel Gomes, Patrícia Maria de Carvalho, Camia Maria Estanislau Duarte, Francisca Damille de Freitas, Nathalia Tavares Camelo Felipe, Thabata Krishna Ribeiro Franco Vilanova, Marília Gabriela do Amaral Moreira, Eduardo Carvalho de Souza

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: A formação em saúde, mediada pela extensão universitária, revela-se fundamental para propiciar experiências ampliadas de atuação em cenários do trabalho em saúde. O presente relato de experiência teve como objetivo de conhecer alguns equipamentos de saúde de Sobral a fim de garantir a integralidade do cuidado dos usuários e explorar as contribuições das demais redes de atenção à saúde. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A experiência foi realizada a partir de uma exigência da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde Sabóia, em que vivências de extensão universitária deveriam somar um total de 80hs para a integralização da matriz curricular. A experiência aconteceu em serviços e projetos da saúde existentes no município de Sobral – CE, a citar: CEREST, APAE, Melhor em Casa, Trevo de Quatro Folhas, Cuidando do Mestre e Centro de Reabilitação e Saúde Auditiva. A vivência de extensão aconteceu no período de setembro de 2014 a Março de 2015. RESULTADOS: A partir da experiência na vivência de extensão foi possível conhecer, articular e participar efetivamente de cada serviço, sendo possível dessa forma desenvolver uma linha de cuidado mais integral e longitudinal aos usuários do serviço único de saúde, que em algumas situações perpassam por esses serviços. A aproximação entre as redes de atenção à saúde nos trouxe grande aprendizado, entretanto percebemos algumas fragilidades. Serviço como o do centro de reabilitação onde oferecem fonoterapia infantil e adulto possuem uma demanda reprimida considerável, no entanto nos momentos de vivência percebemos a ociosidade de alguns profissionais, o que nos gerou uma inquietação, visto que são serviços com uma demanda importante, e que gera um impacto na qualidade de vida dos usuários.  Já no serviço do Melhor em casa percebemos uma carência de profissionais e de apoio logístico, em muitos momentos os profissionais se deslocam com seus próprios transportes, e como não conseguem atender a toda demanda acaba por priorizar os casos mais críticos.  No caso do CEREST percebemos uma subnotificação dos usuários com Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), por se tratar de uma região com um pólo industrial considerável. No caso da APAE, apesar da precariedade de recursos a instituição dentro das suas limitações presta um serviço de qualidade. O programa Cuidando do mestre é um serviço pioneiro, em parceria Saúde e Educação, buscam a melhoria da saúde vocal dos professores, no entanto precisa se firmar e conquistar visibilidade. O trevo de quatro folhas não possui o serviço de Fonoaudiologia, no entanto percebemos o quão importante seria a inserção desse profissional na equipe multiprofissional, principalmente no atendimento as crianças do projeto Coala. Acreditamos que a equipe desconhece o fazer da fonoaudiologia junto a crianças prematuras. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Consideramos essa experiência importante na nossa formação enquanto profissional atuante na Atenção Básica, uma vez que é necessário fortalecer a articulação com outros níveis de atenção na garantia do cuidado integral aos usuários, portanto conhecer como funcionam esses serviços torna-se fundamental. Por isso torna-se importante a vivência de extensão ser iniciada nos primeiros meses da residência.