Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A divulgação científica das Biociências e a promoção em saúde: a ciência como balizadora de verdades sobre a vida contemporânea
Anderson dos Santos Machado, Rafael Dall'Alba

Última alteração: 2015-11-17

Resumo


As revistas que abordam a temática da saúde privilegiam assuntos relativos à promoção de bons hábitos saudáveis, práticas corporais e comportamentos sociais servindo como uma espécie de modelo para quem quer uma vida em "plena saúde". Nas capas das revistas de divulgação científica, essas questões, aparecem geralmente no debate sobre a validade dessas práticas ou reconhecimento por alguma pesquisa inovadora. Diferente das revistas comerciais, de cunho claramente publicitário, onde as ações de prevenção e indicação/prescrição de modos específicos de como produzir cuidado, configurando-se como estratégias de um modelo de saúde. No entanto, o fato de não haver na divulgação científica uma abordagem de promoção da saúde não significa que não se tenha o sugestionamento de formas específicas de como conduzir a vida. O que se apresenta nessas capas está identificado com a conduta/consumo das Biociências, com valorização do tecnológico e do biológico como meios fundamentais de manutenção da vida e maximização do bem viver, tendo por base o conhecimento científico. As condutas biocientíficas estão também diluídas nas práticas de promoção da saúde valorizando a nutrição, as práticas corporais como o fitness e que, embora também embasadas na informação científica, aproxima-se mais com outras racionalidades médicas que divergem do biocientificismo da Medicina.

Palavras-chave


divulgação científica; promoção em saúde; saúde coletiva; imaginário social.

Referências


ARISTÓTELES. Rhétorique. Paris: Gallimard; 1998.

BARTHES, R. O Império dos signos. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

--------. Os Usos Sociais da Ciência: Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Ed. UNESP, 2004.

CANGUILHEM, G. Normal e Patológico. In: CANGUILHEM, G. Conhecimento da vida. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

DURAND, G. A imaginação simbólica. Lisboa: Edições 70, 1993.

EPSTEIN, I. O signo. São Paulo: Atica; 1985.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2000.

KICKHÖFEL, E. As neurociências: questões filosóficas. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

JOLY, M. Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Papirus, 1994.

-------. JOLY, M. Imagem e os signos. 2005. Lisboa: Edições 70, 2005.

LUZ, M.T. Natural, Racional, Social: Razão Médica e Racionalidade Científica Moderna.2ª ed. São Paulo: Hucitec, 1994.

-------.. O Impacto da Epidemia de HIV/AIDS nas Representações Sociais. Saúde, Sexo e Educação, Rio de Janeiro, v. VI, n.13, p. 6-11, 1998.

LUZ, MT. et al. Contribuição ao estudo do imaginário social contemporâneo: retórica e imagens das biociências em periódicos de divulgação científica. Interfaces, v.17, n.47, p.901-12, out./dez. 2013.

--------. A ciência como cultura no mundo contemporâneo: divulgação midiática de saberes científicos e construção do imaginário social. Projeto de Pesquisa submetido a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.. 2011.

MAFFESOLI, M. O imaginário é uma realidade. Famecos, v.1, n.15, p.74-81, 2001.

MEDRADO, B. Textos em cena: a mídia como prática discursiva. In: SPINK, M.J. (Org.).Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2000. p.243-71.

MELLO, G. Revista Mente e Cérebro: A Midiatização do Discurso Médico. Monografia de Conclusão de Curso. Santa Maria: Unifra, 2010.

MOLES, A. O cartaz. São Paulo: Perspectiva, 2004.

SFEZ, Lucien. A saúde perfeita: crítica de uma nova utopia. 7ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

SPINK, M.J. Representações Sociais: Questionando o Estado da Arte. Psicologia e Sociedade. São Paulo: v.8, n.2, julho-dezembro 1996, pp. 166-186.