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“Construindo Pontes entre a Evidência Científica e a Gestão em Saúde”: contribuições da extensão universitária em divulgação científica para a formação profissional
Última alteração: 2015-11-12
Resumo
APRESENTAÇÃO: Considerando a imensa produção e oferta de conhecimentos sobre saúde e ciência e o cenário de implantação de campus de interiorização da UFRJ, mostrou-se oportuna a criação, em janeiro de 2010, do projeto de extensão “Construindo Pontes entre a Evidência Científica e a Gestão em Saúde”, cuja proposta é sensibilizar e capacitar gestores, usuários e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e outros atores sociais para uso ético e crítico do conhecimento científico em saúde. Composto por equipe multidisciplinar, que envolve docentes e graduandos de diferentes cursos oferecidos no campus e alunos de Ensino Médio, o “Construindo Pontes” desenvolve diversas estratégias para aproximar a produção acadêmica das demandas sociais, além de colaborar com a formação profissional por meio de sua inserção em disciplinas eletivas e obrigatórias, dentre outras ações. O objetivo deste trabalho é relatar principais resultados do projeto. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O “Construindo Pontes” iniciou-se em 2010 com oficinas de busca e uso de informação nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) macaenses, das quais participaram equipes de saúde e membros do projeto. Em 2011, passou a ofertar vagas aos estudantes de Medicina para Iniciação Científica (IC), fortalecendo a articulação extensão-pesquisa. No âmbito extensão-ensino, atividades do projeto passaram a ser desenvolvidas e ofertadas dentro de disciplinas obrigatórias, pontualmente. Lançou uma página na internet, voltada para divulgar eventos e experiências em Divulgação Científica em saúde, além da agenda própria, em 2012. Ainda em 2012, promoveu o 1ª encontro anual “Saúde, Mídia e Informação” (SMI), que agrega estudantes e profissionais de Saúde, Educação e Comunicação e já está na 4ª edição. A programação do SMI traz palestrantes convidados e sessões orais onde autores submetem trabalhos científicos e relatos de experiência sobre divulgação científica em saúde. As melhores submissões recebem menção honrosa. No biênio 2012-2014, o projeto inseriu-se no ProSaúde PET, trabalhando uso de informação e cuidado de pessoas com diabetes ou hipertensão em ESF locais. Ampliou parcerias em 2013, inserindo-se em escolas públicas e privadas da região, desenvolvendo materiais educativos e jogos didáticos que contribuem para o ensino e a divulgação de ciências. Também em 2013, recebeu menção honrosa na Semana de Integração Acadêmica do campus pelo jogo didático desenvolvido por aluno de Ensino Médio, com a colaboração de um graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas. Em 2014, iniciou os encontros “Curta com a Gente” (Curta), onde vídeos curtos estimulam debates de temas atuais em Saúde, Ciência e Sociedade; destaca-se a participação de alunos de áreas, como Direito e Engenharia, interessados em discutir temas como sexismo e inclusão de pessoas com necessidades especiais. A página na internet, os “Curta” e a edição anual do SMI foram as principais atividades extensionistas do projeto em 2015, que também manteve a articulação pesquisa e extensão ao longo do ano, por meio da participação de alunos de IC e de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Até o momento, os grandes entraves para o projeto, que dificultaram cumprimento de algumas metas, foram os recursos financeiros e estruturais limitados; as greves universitárias, que alteram o calendário acadêmico e, consequentemente, a disponibilidade de compatibilizar a agenda dos graduandos com a dos parceiros locais; e mudanças na gestão municipal da Saúde, que provocaram mudanças nas equipes que já tinham consolidada a parceria com o projeto. RESULTADOS: Ao longo de sua existência, o “Construindo Pontes” recebeu em sua equipe graduandos de Enfermagem e Obstetrícia, Farmácia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Medicina e Nutrição, contribuindo para que estes graduandos tivessem experiências de trabalho em equipe multidisciplinar. Logrou êxito no envolvimento de diversos dispositivos e atores sociais em suas atividades: ESF, escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio e seus corpos sociais. Este intercâmbio de experiências e conhecimentos permitiu aprimorar tanto a formação dos graduandos, que puderam conhecer diferentes realidades de busca, validação e uso de conhecimento científico para o cuidado em saúde, quanto para a formação continuada dos profissionais de saúde e educação das entidades parceiras. Gerou a produção de Iniciação Científica de dez acadêmicos de Medicina e do TCC de uma acadêmica de Enfermagem; tais trabalhos abordaram diversos temas transversais às questões de saúde, mídia e sociedade: consumo, propaganda e infância; uso de informação para prevenção e cuidado de pessoas com doenças crônicas; imagem profissional, status, poder e mídia; contribuições de revistas semanais de informação na divulgação de assuntos relacionados à saúde; dentre outros. Ao colaborar com disciplinas eletivas e obrigatórias dos cursos de Enfermagem e Obstetrícia, Farmácia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Medicina e Nutrição, ainda que de forma pontual, pôde também oferecer as perspectivas da divulgação científica e da pesquisa em saúde para os estudantes destas turmas, lembrando que a divulgação científica ainda é tema pouco explorado nos currículos universitários brasileiros, embora a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde proponha estimular os profissionais de saúde a colaborarem e se beneficiarem de ações de difusão da ciência. As principais metas para o biênio 2016/2017 são: aprimorar a página na internet, sistematizar e fortalecer os encontros “Curta com a Gente” e ampliar a programação e participação de diferentes atores no encontro anual Saúde, Mídia e Informação. CONCLUSÕES: Pode-se concluir que, mesmo com a escassez de recursos e com uma pequena equipe de trabalho, o projeto de extensão universitária “Construindo Pontes” conseguiu articular ensino, pesquisa e extensão para a promoção da Divulgação Científica em Saúde e fortalecer a cooperação entre a universidade e a rede SUS local. São valorizados pela equipe responsável o pensar e o agir em saúde de maneira ética, articulada, intersetorial, integral e interdisciplinar e almeja-se incrementar as ações voltadas para ampliar a autonomia e a co-responsabilidade de sujeitos e coletividades, minimizar as desigualdades, promover o entendimento da concepção ampliada de saúde, e contribuir para o aumento da resolubilidade do SUS, metas que são alcançadas também por meio de ações que busquem a democratização do conhecimento de modo ético, crítico, amplo e responsável. Percebe-se que as atividades extensionistas são uma oportunidade valiosa para a proposta de mudanças e melhorias na formação curricular, pois induz a oferta de novas disciplinas e permite que os graduandos interajam na rede pública de saúde, conhecendo outras formas de atuar junto aos trabalhadores já formados. Tais experiências certamente contribuem para a formação diferenciada dos alunos envolvidos diretamente e para a sensibilização dos demais aos temas abordados no projeto.
Palavras-chave
Comunicação e Divulgação Científica; Educação em Saúde