Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Educação em saúde como estratégia importante para a prevenção e promoção da saúde de crianças hospitalizadas: uma abordagem multiprofissional
RAYANE SANTOS DE LUCENA, DANIELLE CRISTINA GOMES, MICARLA PRISCILA SILVA DANTAS, CILÂNEA DOS SANTOS COSTA, CECILYA MAYARA LINS BATISTA, JÉSSICA BARROS RANGEL, SILVANA ALVES PEREIRA, VAMILSON OLIVEIRA DE PONTES

Última alteração: 2015-11-12

Resumo


A Educação em saúde configura-se como uma ferramenta importante para a disseminação de informações produzidas cientificamente para a população em geral, capaz de promover mudanças e reorientação dos hábitos de vida contribuindo para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado, na sua relação com os profissionais e com os gestores, a fim de alcançar uma atenção à saúde humanizada e integral. O ambiente hospitalar permite incorporar algumas ações ao âmbito das enfermarias, visando à realização de intervenções, onde não só a doença pode ser tratada mais o autocuidado e a qualidade de vida sejam assegurados com protagonismo dos sujeitos envolvidos. Este resumo apresenta como objetivo principal relatar a realização de uma atividade educativa com abordagem lúdica realizada na enfermaria pediátrica do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB). O HUAB corresponde a uma unidade de ensino de média Complexidade ambulatorial e hospitalar, referência no atendimento ao público materno-infantil para toda a região do Trairi, localizado na cidade de Santa Cruz- Rio Grande do Norte. A referida instituição tem como missão "Prestar assistência materno - infantil qualificada e humanizada, de referência regional, servindo a um ensino voltado para uma formação cidadã". O referido hospital é considerado Hospital Amigo da Criança pela UNICEF desde 1996. Atualmente oferece serviços voltados para a saúde da mulher e da criança, com 53 leitos conforme dados extraídos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, sendo 15 leitos de pediatria, 23 leitos de obstetrícia clinica (alojamento conjunto), 06 de obstetrícia cirúrgica (alojamento conjunto), 04 de neonatologia (Berçário Patológico); 03 leitos de ginecologia cirúrgica e 02 leitos de Clínica Geral. Na enfermaria pediátrica onde são realizados atendimentos (observações internações) de baixa e média complexidade, nota-se através das vivências diárias da equipe multiprofissional, que o processo de adoecimento permeia o ambiente físico e socioeconômico onde as crianças estão inseridas. A utilização de vários níveis de assistência à saúde (baixa, média e alta complexidade) e o enfrentamento da necessidade de internação para tratamento clínico de alguma patologia que culmina numa mistura de sensações e quebra da rotina de vida da criança e da família, fazendo com que este momento não seja bem enfrentado pelo binômio (mãe e família), dificultando muitas vezes a adesão ao tratamento e prejudicando a reabilitação da saúde do paciente. Embasados pela importância e eficácia da educação em saúde como estratégia importante para prevenção de agravos e doenças e promoção da saúde, o HUAB desenvolve na enfermaria pediátrica o projeto de extensão intitulado “Empoderamento” que visa proporcionar as/aos acompanhantes das crianças internas o conhecimento de novas informações e formas de cuidado com a saúde das crianças possibilitando para estes a capacidade de promover mudanças no seu estilo de vida e cuidados com sua família. O referido projeto é desenvolvido pela equipe de profissionais da residência multiprofissional do referido hospital, composta por assistente social, enfermeira, fisioterapeuta, farmacêutica, nutricionista, odontólogo e psicóloga. As atividades ocorrem semanalmente, nas terças-feiras à tarde, com a realização de atividades educativas com metodologia lúdica para os acompanhantes e crianças internadas na enfermaria pediátrica do referido hospital, abordando temas variados escolhidos a partir das principais demandas que culminam na internação e que estão envolvidas no processo saúde-doença. O presente relato expõe a atividade que foi realizada intitulada “Circuito da Saúde”, que abordou temáticas relacionadas ao processo de adoecimento e reabilitação da saúde durante a internação. A metodologia escolhida para a realização da referida atividade foi idealizada pela equipe multiprofissional buscando a participação ativa das crianças, para isto optou-se pela elaboração de um circuito, semelhante à brincadeira da “amarelinha”, bem presente nas práticas da infância. Para este jogo foram confeccionados: um dado com números de 1 a 4 que indicavam quantas casas avançar e duas alternativas escritas com “volte quatro casas” e “passe uma rodada sem jogar”; Um circuito para ser fixado no chão com números, ilustrações e perguntas no decorrer do percurso; Dados menores com fotos de super-heróis para participação no jogo das crianças pequenas que não conseguiriam pular. Ao passar de cada jogada as crianças e seus acompanhantes iam compartilhando conosco quais os primeiros sintomas clínicos e qual o primeiro serviço que procuraram, a partir destas informações foi possível demonstrar para as mães/pais o funcionamento das redes de atenção a saúde e seu funcionamento. Dando sequência, questionávamos sobre como foi à consulta médica e quais as sensações e sentimentos perante o diagnóstico, passeávamos então conversando sobre como está sendo o tratamento e a importância da adesão de todos os procedimentos assim como do direito dos mesmos de conhecer porque cada procedimento esta sendo aplicado. Finalizando o circuito de cuidados a saúde era discutida a importância da responsabilização por parte de todos para a continuidade da reabilitação da saúde caso seja necessário, e sua manutenção com o apoio da criança e da família. As crianças e seus acompanhantes demonstraram-se a todo o momento ativas, participantes e ansiosas a cada jogada, possibilitando o conhecimento da realidade de cada um e o compartilhamento de anseios e dúvidas por parte das mães, que a partir de então se sentiram mais seguras e confortáveis, melhorando o contato e comportamento perante a equipe de saúde, proporcionando maior facilidade na adesão e realização dos tratamentos clínicos necessários e possibilitando o protagonismo das mesmas no cuidado com seus filhos. Portanto, a partir da realização desta atividade enfatiza-se a importância da realização destas em âmbito hospitalar como importante estratégia preventiva que pode e deve ser construída em conjunto (profissionais de saúde, criança, família, comunidade e sociedade em geral). Pode-se compreender que a prevenção e promoção da saúde é o caminho mais eficaz para a redução dos índices de internação e adoecimento de nossas crianças. Através destas práticas pode-se promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes relacionados ao modo de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais, empoderando os indivíduos de seu papel ativo como modificador da sociedade em que vive.

Palavras-chave


Promoção da saúde, hospitalização infantil, educação em saúde

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – 3. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria deGestão do Trabalho e da Educação naSaúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. A educação permanente entra na roda: pólos de educação permanente em saúde:conceitos e caminhos a percorrer /Ministérios da Saúde, Secretaria deGestão do Trabalho e da Educação naSaúde. – Brasília: Editora do Ministério daSaúde, 2005.