Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Consulta de enfermagem à saúde da criança saudável: relato de experiência
Geyssyka Morganna Soares Guilhermino, Jesianne Nataly Macedo de Araujo, José Douglas Tobias Magalhães da Silva, Nadja Romeiro dos Santos, Larissa Alves do Nascimento, Raissa Lorena Bandeira Landim, Renato Duarte de Castro, Sandra Bomfim de Queiroz

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: A assistência à saúde da criança é uma atividade de fundamental importância em função da vulnerabilidade do ser humano nessa fase do ciclo de vida. Por meio do acompanhamento da criança saudável, papel da puericultura, espera-se reduzir a incidência de doenças, aumentando suas chances de crescer e desenvolver-se para alcançar todo seu potencial. Por meio da consulta de enfermagem à criança tem-se o objetivo de prestar uma assistência sistematizada identificando problemas de saúde, executando e avaliando cuidados que contribuam para a promoção, proteção, recuperação e reabilitação de sua saúde. Diante do exposto, o estudo tem como objetivo descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem durante consultas de enfermagem à criança com o foco na prevenção de doenças e promoção da saúde em uma unidade de saúde do município de Maceió. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: As consultas de enfermagem à saúde da criança foram realizadas durante as atividades práticas da disciplina de saúde da criança e adolescente, em uma unidade básica de saúde, no município de Maceió. Foram realizadas consultas abordando vários aspectos inerentes à saúde da criança, dentre eles, avaliação do crescimento e desenvolvimento de cada criança, testes dos reflexos neuropsicomotores, orientações nutricionais, anamnese, exame físico, revisão dos calendários vacinais, elaboração de planos de cuidados, como também foram prestadas orientações às mães acerca de cuidados gerais com a criança. Resultando assim, em uma assistência ampla e sistematizada com o enfoque na promoção da saúde e prevenção de doenças. IMPACTOS: Diante da possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática assistencial permitiu-se a aquisição de uma maior praticidade e habilidade na prestação de cuidados de maneira holística e humanizada. Despertando assim, o interesse para a adesão efetiva da sistematização do cuidar voltados para a saúde de crianças saudáveis. De forma que os obstáculos que impedem a implementação desse processo foram superados, o que nos permitiu oferecer um cuidado integral e qualificado aos clientes não só no período de doenças, mas principalmente na ausência delas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este estudo oportunizou o reconhecimento da consulta de enfermagem a saúde da criança como uma importante ferramenta na prestação de cuidados humanizados e de qualidade à saúde infantil no âmbito das Unidades Básicas de Saúde. Permitindo também, a valorização do conhecimento das mães acerca do processo de cuidar das suas crianças. Percebeu-se que a consulta quando feita de maneira humanizada possibilita um ambiente acolhedor favorecendo a relação entre o profissional, a mãe e a criança. Relação essa, que precisava ser valorizada enquanto peça fundamental na prestação de cuidados de qualidade.

Palavras-chave


Enfermagem em saúde comunitária; Educação em saúde; Saúde da criança

Referências


  1. Ribeiro CA, Ohara CVS, Saparolli ECL. Consulta de enfermagem em puericultura. In: Fujimori E, Ohara CVS. Enfermagem e a saúde da criança na atenção básica. Barueri: Manole; 2009. p. 223-47.
  2. Figueiredo G.L.A.; Mello D.F. A prática de enfermagem na atenção à saúde da criança em Unidade Básica de Saúde. Rev. Latino-am. Enfermagem, v. 11, n.4, p.544-551, julho-agosto 2003.
  3. Pulga J, Fraporti L, Martinelli M, Camargo SB, Tagliari MH, Moretto EFS. Consulta de enfermagem no Programa de Saúde da Família na visão do usuário. Ver Téc Cient Enferm. 2005;3(11):281-9.