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INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA ESCOLA TÉCNICA DO SUS/ RN: UM ESTUDO DE CASO
Flávia Andréa belarmino de Medeiros, Marise Nogueira Ramos

Última alteração: 2015-11-11

Resumo


Este trabalho é objeto de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde, realizado na Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio- FIOCRUZ. Tem como objetivo compreender quais as possibilidades e os limites de o estágio curricular se constituir como uma estratégia para a articulação entre escola, serviço e gestão de saúde na perspectiva da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A integração ensino-serviço é uma estratégia que se dá a partir de um trabalho coletivo entre os atores envolvidos no processo de formação, visando tanto à qualidade da formação profissional, como à melhoria da atenção a saúde desenvolvida no interior dos postos de trabalho. A Escola Técnica do SUS- Rio Grande do Norte está oferecendo cinco turmas do Curso Técnico em Análises Clínicas. Para análise do objeto, o estudo se dará mediante recursos analíticos através da pesquisa qualitativa, integrando-os ao instrumental da quantificação. Serão utilizados como sujeitos da pesquisa os integrantes dos três segmentos: ensino, serviços de saúde e gestão, que estão envolvidos na organização político-pedagógica para o estágio curricular dos alunos do Curso técnico em Análises Clínicas. Serão utilizadas três técnicas de coletas de dados: levantamento quantitativo do número de turmas e alunos formandos; análise documental e a realização de entrevistas. Com isto, ao final da pesquisa, os achados podem contribuir para  uma melhor compreensão de como o estágio curricular pode se constituir como uma estratégia para a articulação entre escola, serviço e gestão de saúde na perspectiva da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde para formação dos nossos profissionais da saúde de nível médio.

Palavras-chave


educação profissional; integração ensino-serviço; educação permanente

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