Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PERMANENTE DE PRECEPTORES DE ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL
Eleia de Macedo, Evandro Lemos Resende, Gabriel Trevizan Correa, Alice Maggi, Dino Roberto Soares de Lorenzi, Suzete Marchetto Claus

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


APRESENTAÇÃO: A formação e/ou educação permanente de preceptores da atenção básica a saúde de Caxias do Sul contribui para a construção da rede-escola do SUS promovendo interação entre as universidades e serviços de saúde e contribuindo para a mudança da graduação dos profissionais da saúde. Numa perspectiva de formação de profissionais éticos, humanistas, técnicos, voltados para os determinantes sociais da saúde, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem podem ajudar no desenvolvimento de habilidades e competências que as Diretrizes Curriculares Nacionais preconizam para os egressos acadêmicos das áreas da saúde. O objetivo é relatar acerca da utilização das metodologias ativas na formação e educação permanente de preceptores, a partir da experiência de Caxias do Sul no curso de especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS (Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e Ministério da Saúde). Desenvolvimento do trabalho: O processo de educação permanente teve caráter semipresencial, dividido em dois momentos: 1) turma dos grupos diversidade: semanalmente, com webconferências. Especialistas debatiam os assuntos das aulas com base no material didático produzido. As produções dos grupos eram compartilhadas na lógica da construção coletiva do conhecimento, e a dinâmica das aulas era coordenada pelos facilitadores de aprendizagem; 2) grupos afinidade: cada grupo fazia o seu encontro mensalmente, com o seu facilitador, utilizando fundamentalmente a situação-problema como ferramenta pedagógica. A partir desta, se debatia o assunto, levantava-se hipóteses, elaborava-se perguntas de pesquisa e desenvolviam-se sínteses individuais e coletivas para responder essas perguntas, embasando-se na literatura. RESULTADOS: A utilização de metodologias ativas favoreceu o desenvolvimento de competências para o exercício de uma preceptoria fundamentada na educação crítica e transformadora, problematizadora da realidade em que se vive/trabalha. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Além da ampliação de ações indutoras de mudanças na formação em saúde, é fundamental que estas sejam estruturadas em torno de propostas pedagógicas inovadoras, como as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como prevê a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

Palavras-chave


Metodologias ativas; aprendizagem em saúde, preceptoria.