Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADE INTEGRADORA ENTRE AS DIFERENTES FASES NO CURSO DE ENFERMAGEM: É POSSÍVEL INTEGRAR SABERES EM TEMPOS DIFERENTES?
Ariane Sabina Stieven, Cláudio Claudino da Silva Filho, Ângela Urio, Ana Paula da Rosa, Débora Cristina Favero, Tassiana Potrich, Jeane Barros de Souza

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


Cada vez mais a capacidade de trabalhar em equipe vem sendo valorizada no mercado de trabalho. Tentar trabalhar em conjunto, com diferentes pessoas e pontos de vista é essencial em qualquer ocasião, tanto na vida profissional quanto na vida cotidiana. Esse estudo tem como objetivo geral descrever vivências e aprendizados para vida pessoal, acadêmica e profissional como reflexo de uma atividade realizada durante a graduação em Enfermagem. Trata-se de um estudo na modalidade relato de experiência, baseado na participação em atividade proposta pela coordenação do curso, no âmbito da reformulação de seu Projeto Político Pedagógico, por um grupo nomeado de GT Catavento, composto por docentes e acadêmicas de todas as fases do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó- SC. Nesse sentido, a atividade desenvolveu-se no decorrer do primeiro semestre do ano de 2015, nas dependências desta Universidade, e no início do semestre, foi proposta a atividade integradora com finalidade de aproximar os acadêmicos das diferentes fases do curso e também recepcionar “calouros”. Para isso, foi realizada a divisão dos grupos procurando compor cada grupo necessariamente com participantes de todas as fases, sendo que para cada grupo (além do relatado aqui) haveria um professor tutor para acompanhar as futuras atividades ao longo de todo semestre. Além disso, cada grupo deveria ser nomeado pelos próprios integrantes de modo a retratar todos os participantes, e o próprio percurso, em uma expressão “atraente”. Ao final do semestre então, cada grupo realizaria uma apresentação, a sua escolha, a partir do tema “O que é Enfermagem para você/nós?”, além de buscar alimentos não perecíveis e agasalhos, ambos para fins de doação integrando-se para essa distribuição com o projeto VER-SUS Oeste Catarinense. A atividade foi avaliada e equivaleram pontos em todos os componentes curriculares do semestre corrente. O grupo “Metamorfose”, relatado aqui, optou por uma analogia com as fases da vida das borboletas e dos acadêmicos de Enfermagem os quais sofrem mudanças no decorrer do tempo, tanto pessoais quanto profissionais. Durante o semestre muitos desistiram de participar da atividade, porém os acadêmicos que permaneceram realizavam encontros e estavam em constante comunicação entre si e com o professor tutor. Esta atividade no início vista como “mais uma” atividade (avaliativa) a ser realizada no semestre além das disciplinas normais, superou expectativas. O grupo trabalhou em equipe, valorizaram-se todas as opiniões mesmo divergentes, e sempre se chegava a um consenso, objetivando dar o melhor na apresentação final. Além de trabalhar juntos, administrar os horários para que houvesse compatibilidade e possibilidade de confecção dos materiais, pode-se conhecer uns aos outros, trocar ideias sobre o curso e a futura profissão e em muitas ocasiões a atividade fez com que os acadêmicos fizessem algo diferente com pessoas diferentes, saindo da rotina universitária por vezes monótona mesmo em uma atividade do próprio curso.

Palavras-chave


Educação; Integração; Trabalho em Equipe