Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Saúde em Redes ISSN 2446-4813 v.2 n.1, Suplemento, 2016
USO EXCESSIVO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Sara Shirley Belo Lança, Rosilene Horta Tavares, Luiz Carlos Brant Carneiro
Última alteração: 2015-11-23
Resumo
Com as novas transformações das relações de produção a sociedade contemporânea tem sofrido mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais, e educacionais, que impulsionaram a produção de tecnologias digitais da informação e comunicação. (TDIC). O advento da internet propiciou acesso a novos meios de comunicação para parcelas significativas da sociedade, ao mesmo tempo possibilitou o uso quase irrestrito de recursos como jogos online, sites de relacionamento, microblogs e redes sociais; instaurando assim, situações de uso excessivo da internet. Inquirimos sobre as reais possibilidades e impossibilidades de projetos de educação e promoção da saúde para a transformação desta realidade. O presente trabalho é resultado parcial de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo é analisar as narrativas de profissionais da educação e da saúde de instituições públicas e privadas de uma metrópole da Região Sudeste do País sobre o trabalho com adolescentes que fazem uso excessivo de tecnologias digitais. Metodologicamente procedemos inicialmente a uma revisão da produção intelectual nacional e internacional na última década. Constatamos, no estágio atual da pesquisa, que diversos são os alardeados benefícios das TDIC em vários campos da vida moderna. Entretanto, os prejuízos causados pelo seu uso compulsivo têm apontado à importância da reflexão teórica sobre a provável formação de trabalhadores com as novas qualificações requeridas pelo capitalismo. Concomitantemente, observamos ainda: a) a implementação de inciativas nos campos da educação e saúde que envolvem a realização de pesquisas, a criação de programas de psicoterapia, tratamento psiquiátrico; e b) a formulação de políticas públicas e promulgação da Lei 12.965/14 (Marco Civil da Internet) que determina como dever do Estado a educação para uso seguro, consciente e responsável da internet. Concluímos que são necessárias novas investigações contemplando os saberes originários do cotidiano de profissionais das áreas da saúde e educação bem como dos usuários das TDIC. Desta forma, ações intersetoriais e interdisciplinares constituem-se como fundamentais para a construção da promoção da saúde no tange a abordagem do uso excessivo das tecnologias da informação e comunicação.
Palavras-chave
Tecnologia digitais da informação e comunicação; promoção da saúde, intersetorialidade
Referências
USO EXCESSIVO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Resumo
Com as novas transformações das relações de produção a sociedade contemporânea tem sofrido mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais, e educacionais, que impulsionaram a produção de tecnologias digitais da informação e comunicação. (TDIC). O advento da internet propiciou acesso a novos meios de comunicação para parcelas significativas da sociedade, ao mesmo tempo possibilitou o uso quase irrestrito de recursos como jogos on line, sites de relacionamento, microblogs e redes sociais; instaurando assim, situações de uso excessivo da internet. Inquirimos sobre as reais possibilidades e impossibilidades de projetos de educação e promoção da saúde para a transformação desta realidade. O presente trabalho é resultado parcial de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo é analisar as narrativas de profissionais da educação e da saúde de instituições públicas e privadas de uma metrópole da Região Sudeste do País sobre o trabalho com adolescentes que fazem uso excessivo de tecnologias digitais. Metodologicamente procedemos inicialmente a uma revisão da produção intelectual nacional e internacional na última década. Constatamos, no estágio atual da pesquisa, que diversos são os alardeados benefícios das TDIC em vários campos da vida moderna. Entretanto, os prejuízos causados pelo seu uso compulsivo têm apontado à importância da reflexão teórica sobre a provável formação de trabalhadores com as novas qualificações requeridas pelo capitalismo. Concomitantemente, observamos ainda: a) a implementação de inciativas nos campos da educação e saúde que envolvem a realização de pesquisas, a criação de programas de psicoterapia, tratamento psiquiátrico; e b) a formulação de políticas públicas e promulgação da Lei 12.965/14 (Marco Civil da Internet) que determina como dever do Estado a educação para uso seguro, consciente e responsável da internet. Concluímos que são necessárias novas investigações contemplando os saberes originários do cotidiano de profissionais das áreas da saúde e educação bem como dos usuários das TDIC. Desta forma, ações intersetoriais e interdisciplinares constituem-se como fundamentais para a construção da promoção da saúde no tange a abordagem do uso excessivo das tecnologias da informação e comunicação.