Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PROMOVENDO SAÚDE BUCAL NA INFÂNCIA
Renata de Almeida Zieger, Tatiana Reidel, Jaqueline Jaques Camboim

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: O processo de educação em saúde pode promover mudanças na vida dos indivíduos e da sociedade de forma geral. A educação em saúde bucal para escolares assume relevante papel no processo de disseminação do conhecimento entre os indivíduos, de modo promover uma melhor saúde, fazendo com que crianças cheguem a fase adulta sem a presença de cárie ou de outras doenças bucais, além de contribuir para o acesso a informações e a transmitir esses conhecimentos aos seus familiares ou próximos. O despreparo quanto a realização da correta higienização bucal acontece em muitos casos por falta de informação ou acesso aos serviços de saúde e acredita-se que crianças com essa média de idade entre 2 e 6 anos, estão em fase de aprendizado e descoberta das suas sensações, sendo assim capazes de incorporar ou mudar hábitos de higiene bucal. Pensando nisso, alunos de Odontologia do grupo PET Conexões de Saberes Noturno UFRGS promoveram atividade de extensão intitulada “Promovendo a Saúde Bucal na Infância”. A atividade de extensão relata a vivência junto a duas escolas infantis de Porto Alegre, uma pública e outra privada, a fim de reconhecer sua realidade e, a partir dela, pensar estratégias de transmissão de conhecimentos, com vistas a contribuir na realização do cuidado com a sua saúde. METODOLOGIA: Primeiramente foi realizado o contato com as escolas e negociação da atividade. Durante a atividade foi feita abordagem didática com materiais lúdicos que auxiliaram na explicação de como a criança pode buscar a higienização da boca de forma satisfatória, além da utilização de macromodelos e escovas dentais para demonstrar uma opção de escovação e higienização da boca e dos dentes; atividade em grupo, dividindo o aprendizado com os demais colegas e expressando o que observaram através de desenhos a mão livre ou pintura de desenhos impressos. A escovação supervisionada foi realizada logo após o horário do lanche da turma. Além disso, foi realizada a entrega de cartilhas de conscientização da importância e metodologia da higienização bucal em crianças para os professores entregarem aos pais. RESULTADOS: a atividade proporcionou aos graduandos a possibilidade de desenvolver habilidades de intervenção em saúde bucal, aproximando o conhecimento acadêmico da comunidade; motivou a correta higienização bucal em crianças através da escovação supervisionada; contribuiu para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação; estimulou o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior; contribuição para a autonomia; sensibilização dos educadores sobre a importância da saúde bucal por meio do acompanhamento do desenvolvimento das atividades realizadas com as crianças e aproximação entre universidade e sociedade por meio de diálogos e intervenções de promoção da saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir desta atividade percebemos a importância de se realizar atividades como esta, com crianças de idade pré-escolar, pois por meio de ações de promoção de saúde, estaremos construindo alternativas preventivas de modo a reduzir doenças bucais e promover a aproximação entre o ensino e a comunidade.

Palavras-chave


Promoção de saúde; Saúde bucal; PET

Referências


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