Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Intervenção para Mudanças no Estilo de Vida em Pacientes Diabéticos de uma Estratégia de Saúde da Família
Lourdes Del Carmen Gutiérrez Franco, Alzira Aparecida Barros Assunção

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: Diante do alarmante crescimento de pessoas com Diabetes Mellitus, várias medidas vêm sendo desenvolvidas, dentre elas  ações de prevenção e promoção à saúde, através de um serviço que atenda seus clientes de forma humanizada e com solidariedade, abordando os problemas de saúde mais frequentes e tornando-os acessíveis a toda a população. Para os pacientes portadores de Diabetes Mellitusa qualidade de vida e a prevenção de agravos requerem alguns cuidados especiais, como autocuidado, alimentação, atividade física e uso de medicamentos. Desta forma a educação em saúde trabalhada em grupo traz vantagens em relação ao atendimento individual, pois possibilita a troca de experiências e conhecimentos dos portadores de diabetes, constituindo-se em estímulo para mudanças de atitudes e estilo de vida. OBJETIVOS: O presente estudo buscou através do projeto de intervenção o incentivo às mudanças no estilo de vida de pacientes diabéticos na Estratégia de Saúde da Família: Nova Corumbá do Município Corumbá- MS. Trata-se de um projeto de intervenção, atividade organizada para resolver um problema identificado e transformar a ideia em ação, definir o diagnóstico e solucioná-lo. Participaram da intervenção 32 paciente diabéticos, através de encontros mensais, onde foi  aplicado questionários aos pacientes portadores de diabetes para conhecer o comportamento referente à doença dos mesmos, e logo após foi ministrado ações de educação em saúde, sobre estilo de vida saudável. IMPACTOS: A intervenção possibilitou conhecer a realidade dos pacientes diabéticos e o seu comportamento referente à sua doença, além de sensibilizar os pacientes na tomada de decisões relativas ao autocuidado e no seu tratamento,e  a efetivação, organização de grupo de portadores de  diabetes, onde os pacientes participaram juntos de caminhadas, palestras, trocas de receitas e experiências. Desta forma o projeto possibilitou aos pacientes a mudar os estilos de vida inadequados, compartilhando o auto cuidado e novas experiências. Este trabalho foi de grande relevância social, para os pacientes portadores de diabetes e para a equipe de saúde, uma vez que, através do projeto de intervenção e da educação em saúde, foi possível capacitar a equipe, para uma assistência de qualidade.

Referências


GEDAPS .Grupo de estudio de la diabetes en la atención primaria de salud –. Guía para el tratamiento de la Diabetes tipo 2 en la atención primaria. Contribución al programa de acción de la Declaración de St. Vicente .3. ed., Madrid: Ediciones Harcourt SA, 2000.

Nascimento, A. P S; Santos, L F; Carnut, L. Atenção primária à saúde via estratégia de saúde da família no Sistema Único de Saúde: introdução aos problemas inerentes à operacionalização de suas ações. J ManagPrim Health Care, v.2, n.1, p.18-24, 2011.

Silva TR, Lima MA, Nobre MC.Controle de Diabetes Mellitus com grupos de Intervenção Educacional e Terapêutica em seguimento ambulatorial de uma unidade básica de saúde. São Paolo 2006. File:///C:/Users/Cliente/Documentos/Bibliografia%20DM.pdf