Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR EM RELAÇÃO AO T.D.A.H EM ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL-RS
Quelen Tomé Pires, Eléia de Macedo, Evandro Lemos, Marcos Frata Rihl, Renata Magnabosco Verza, Suzete Marchetto Claus, Maíra Boeno da Maia

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico de causas genéticas que surge na infância e que pode acompanhar o indivíduo por toda a vida. Caracteriza-se por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Na idade escolar, a criança apresenta dificuldade no desempenho de suas funções executivas.O objetivo é relatar a experiência de estudantes de diferentes cursos de graduação em saúde com relação às intervenções realizadas quanto ao TDAH em alunos matriculados em uma escola pública municipal de médio porte de Caxias do Sul-RS. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Os monitores do PROPET-SAÚDE no campo de prática em UBS realizaram uma capacitação sobre TDAH com os professores da escola, com  objetivo de identificar os alunos com o transtorno. Para isto os professores aplicariam o questionário internacional S.N.A.P. IV para cada aluno e encaminhariam os resultados para avaliação da equipe de saúde da UBS. Para a capacitação os monitores construíram material audiovisual e folders explicativos, os quais foram distribuídos aos professores. Em um segundo momento, os alunos cujo questionário apresentou pontuação compatível com o transtorno foram encaminhados para consulta médica na UBS para confirmação do diagnóstico. RESULTADOS: As crianças com o TDAH foram acompanhadas pelo médico de saúde da família. Os professores, a partir do conhecimento adquirido fortaleceram seu conhecimento sobre como proceder com os alunos portadores do transtorno. Essa comunicação entre a equipe de saúde e a escola, promoveu uma melhora no desenvolvimento escolar dos alunos, a partir de mudanças no comportamento e da função executiva dessas crianças, bem como na qualidade de vida do aluno e da família. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta estratégia é de fácil aplicação e de baixo custo, além disto, envolve a interdisciplinaridade, o trabalho em equipe, a comunicação, a intersetorialidade (saúde e educação) e contribui para a formação dos futuros profissionais da área de saúde.

Palavras-chave


TDAH; Educação infantil; Educadores