Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
LINHA DE CUIDADO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SAPUCAIA DO SUL/RS
Vania Celina Celina Dezoti Micheletti, Letícia Hamester

Última alteração: 2015-10-23

Resumo


No Brasil, o câncer é incontestavelmente um problema de saúde pública, cujo controle e prevenção devem ser priorizados em todas as regiões do país, durante o ano de 2010 o câncer de colo do útero foi a terceira causa de óbitos entre as mulheres. O emprego do exame citopatológico no rastreamento do câncer de colo do útero permite sua prevenção, a atenção primária em saúde é a principal estratégia para a aplicação deste método, pois o conhecimento sobre a situação epidemiológica dessa doença permite estabelecer prioridades e alocar recursos de forma direcionada para a modificação positiva desse cenário na população brasileira. O objetivo foi avaliar a linha de cuidado do câncer de colo de útero de uma estratégia de saúde da família no município de Sapucaia do Sul/RS. Trata-se de um Estudo descritivo transversal realizado na ESF Vila Vargas no município de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. A amostra foi constituída por mulheres de 18 a 85 anos cadastradas na unidade, a fonte de dados foi secundária através do cadastro no sistema e-SUS e livro de registro de exames citopatológicos. O estudo foi submetido a apreciação ética da plataforma Brasil com aprovação. Os dados foram analisados no banco de dados do programa Excel ® 2010. Foram analisadas 1031 mulheres adstritas na ESF com idade média de 43,17 anos. Destas, 64,5% não havia registro de realização do exame preventivo do câncer de colo do útero entre os anos 2012 e 2015, totalizando os três anos de intervalo preconizados para a realização do exame. A cobertura do exame citopatológico está muito aquém do preconizado para o rastreamento do câncer cérvico uterino. É evidente a necessidade de aprimoramento das ações de rastreamento de câncer uterino.

Palavras-chave


prevenção; câncer;colo do útero

Referências


 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013. 124 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 13)

COSTA, Juvenal Soares Dias da et al., Cobertura do exame citopatológico na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Cadaderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, Fev. 2003.

DATASUS. Ministério da Saúde. Sistema de Informação do câncer do colo do útero e Sistema de Informação do câncer de mama. Disponível http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0205. (acessado em 27/09/2014).

INCA. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância Estimativa 2014: Incidência de Câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, Coordenação de Prevenção e Vigilância. Rio de Janeiro: INCA, 2014. 124 p. : il. col., mapas.