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Saúde do Trabalhador no SUS: cuidando da saúde no ambiente escolar
Última alteração: 2015-11-23
Resumo
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO: Atualmente um dos profissionais que mais estão acometidos por doenças ocupacionais são os trabalhadores escolares, entre eles os professores, merendeiros e faxineiros que possuem acometimentos específicos, tais como: disfonia, transtornos mentais e doenças musculoesqueléticas, resultantes do estilo de vida e da atividade laboral. Desta forma, faz-se necessário contribuir para que se alcance um equilíbrio físico, mental e social do trabalhador, bem como há a necessidade de se desenvolver dentro da escola uma ferramenta que trabalhe a saúde, diminuindo assim o número de afastamentos por auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez. Com isso, o Programa Caminhando Junto nas Escolas – PCJE prevê atenção integral a saúde do servidor da rede Municipal de ensino, por meio de ações coletivas para orientação sobre o cuidado com a saúde. Relatar a experiência do Programa Caminhando Junto nas Escolas da Rede Municipal de ensino. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um relato de experiência descritivo, iniciado em setembro de 2013 até o corrente ano, por uma equipe multiprofissional (fonoaudióloga, enfermeira, fisioterapeuta, psicóloga e engenheiro de segurança do trabalho) de um Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador. O programa visa realizar ações de prevenção e promoção à saúde em todas as escolas do município, totalizando 136 escolas, do qual já foi implantado em 75 destas, pois este trabalho encontra-se em fase de execução. A proposta para criação deste programa decorreu pelo grande número de trabalhadores escolares afastados pela Junta médica municipal ou com readaptação de função. Para realização do PCJE é realizado um contato prévio com a escola, posteriormente, esta recebe a equipe deste centro durante um dia com palestras e oficinas com as temáticas de voz, estresse, LER/DORT, acidente de trabalho e doenças cardiovasculares. Neste dia, são realizadas oficinas sobre: cuidados com a voz (aquecimento e desaquecimento vocal), ginástica laboral, exercícios corporais para combater o estresse, meditação e verificação de pressão arterial. Participam deste momento todos os profissionais que fazem parte do quadro de funcionários da escola. RESULTADOS: Diante dos relatos e do que foi observado destaca-se uma grande quantidade de adoecimento numa população relativamente jovem, com queixas importantes relacionadas ao funcionamento psíquico, como cansaço mental e nervosismo, queixas vocais, como: rouquidão e cansaço ao falar. Além de queixas relacionadas a dores nos braços, ombros e costas. De forma geral, muitos expressaram frustrações diante da precariedade das condições de trabalho que favorecem o adoecimento. Os servidores destacaram a importância de momentos como estes para a prevenção de problemas de saúde que podem surgir devido à atividade laboral que exercem e aqueles já identificados que necessitam de uma intervenção para reabilitação são encaminhada para a unidade sentinela responsável pelo tratamento do agravo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O trabalho humano possui um duplo caráter, por um lado é fonte de realização, satisfação e prazer, por outro, pode também transformar-se em elemento patogênico, tornando-se nocivo à saúde. Com isso, a realização de programas voltados à saúde do trabalhador dos servidores da educação possibilita uma melhor qualidade de vida e menor adoecimento deste público.
Palavras-chave
Saúde do trabalhador; escola; educação em saúde
Referências
•GONÇALVES, C. G. O; PENTEADO, R. Z.; SILVÉRICO K. C. A. Fonoaudiologia e saúde do trabalhador: a questão da saúde vocal do professor. Saúde Rev. 2005;7(15):45-51. •NETO, E.M.N; CAIXETA,G.F.; CAIXETA,A. Prevalência de lesões osteomusculares em professores do ensino fundamental. Revista Eletrônica “Saúde CESUC” - Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano I, Nº 01 – 2010. •PENTEADO, R. Z.; PEREIRA, I. M. T. B. Qualidade de vida e saúde vocal de professores. Rev. Saúde Pública vol.41 no.2 São Paulo Apr. 2007. •SILVA, E.F. Como os professores da escola municipal São Sebastião lida com o stress: causas e sintomas nas relações pedagógicas. Revista Humanizas, v.1, nº1, 2013.