Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
APLICAÇÃO DO CICLO PDCA COMO FERRAMENTA GERENCIAL EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA DO SUS
Vivian Gomes Mazzoni, Leylane Porto Bittencourt, Myllena Cândida de Melo, Mônica Villela Gouvêa

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: do que trata o trabalho e o objetivo; O objetivo é relatar a aplicação do ciclo PDCA como ferramenta gerencial em um hospital quaternário do SUS, promovendo diálogo constante entre os sujeitos, de modo a adequar processos gerenciais e enfrentar conflitos e tensões que possam vir a comprometer a qualidade da assistência. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: descrição da experiência ou método do estudo; Para atender aos objetivos propostos adotou-se o Ciclo PDCA (do inglês Plan–Do–Check–Act).  Trata-se de ferramenta gerencial de avaliação e de execução de processos. O PDCA foi originalmente desenvolvido, na década de 30, pelo estatístico americano Walter A. Shewhart e popularizado, na década de 50, pelo especialista em qualidade W. Edwards Deming. O Ciclo PDCA é também conhecido como Ciclo de Shewhart, Ciclo da Qualidade ou Ciclo de Deming, e é extremamente útil para a solução de problemas e nesse sentido, poucos instrumentos se mostram tão efetivos para a busca do aperfeiçoamento organizacional. A ferramenta faz referência ao estímulo e incorporação de uma cultura de avaliação orientada por um paradigma educativo em que é preciso problematizar a maneira de pensar, perceber, julgar e avaliar constantemente. Nos últimos 70 anos, após a publicação da proposta de Shewhart,  o ciclo tem contribuído no processo de estruturação do pensamento, ordenação de esforços e planejamento de projetos ou mudanças. Vale ressaltar que, durante todos estes anos, o método foi aperfeiçoado, passando a incorporar diferentes etapas com modelagem cíclica em que cada uma das etapas possibilita o desenvolvimento da fase seguinte.  Em geral, constitui uma ferramenta de gestão simplificada em que se faz necessário identificar o objeto do processo de trabalho, além de definir a matriz de responsabilidades, estabelecer as medidas de controle e analisar o fluxo de todas as etapas necessárias para completar o ciclo de realização. São estas características que fazem do PDCA uma ferramenta ativa em que todos os atores relacionados ao processo de trabalho têm participação e propriedade diante de cada uma das suas etapas.   O Ciclo PDCA é dividido em 4 partes ou etapas, como se segue: P (Plan) = Planejar; D (Do) = Executar; C (Check) = Verificar e; A (Act) = Agir. Cada uma destas etapas é responsável pela retroalimentação do ciclo e contribui, sobremaneira, para a tomada de decisões. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: os efeitos percebidos decorrentes da experiência ou resultados encontrados na pesquisa; O PDCA vem sendo utilizado como ferramenta para a educação continuada de trabalhadores de enfermagem. O planejamento de sua aplicação envolveu quatro fases que serão descritas a seguir. A fase 1 consistiu no planejamento das temáticas, teorias e/ou processos que serão desenvolvidos com as equipes, nessa fase foram desenvolvidos os instrumentos que serão utilizados para os treinamentos posteriores: avaliação inicial, dinâmicas de grupo e avaliação final do treinamento. A fase 2 envolveu dois momentos. a) Treinamento das lideranças setoriais em relação à temática anteriormente planejada, utilizando os instrumentos necessários, e b) Replicação do treinamento pelas lideranças setoriais aos membros de sua equipe, incluindo a aplicação da avaliação inicial e das dinâmicas necessárias. Na fase 3 foram adotados rastreadores. Foram  selecionados pacientes de uma lista de pacientes ativos, de forma a "rastrear" suas experiências por todo o hospital. Os pacientes selecionados foram os que passaram por  vários setores ou serviços complexos e, portanto, tiveram mais contato com várias partes do hospital. A abordagem através dos rastreadores acompanhou a experiência de certonúmero de pacientes por todo o processo de cuidados de saúde do hospital e permitiu identificar problemas em uma ou mais etapas do processo de cuidados ao paciente ou nas interfaces entre os processos. Os rastreadores são de dois tipos: rastreadores de paciente individual e rastreadores de sistemas (gestão de medicamentos, prevenção e controle de infecção, gerenciamento e segurança de instalações, sala de operação, central de suprimentos estéreis, endoscopia). Este relato diz respeito à aplicação de rastreador de paciente individual, com o intuito de verificar a aquisição do conhecimento do treinamento anteriormente realizado pelas lideranças setoriais e pela equipe de enfermagem que presta assistência direta ao paciente. Durante a aplicação do rastreador individual, o avaliador precisa analisar o prontuário do paciente com a equipe responsável pelos cuidados e tratamento do paciente e posteriormente entrevistar o paciente e/ou a família (se isso for apropriado e a permissão for concedida pelo paciente e/ou pela família), utilizando instrumento específico de coleta de dados.  Na fase 4, a gerência receberá a análise das avaliações iniciais e finais, realizadas pela equipe, além do relatório dos rastreadores, verificando quais os processos que estão falhos, o que precisa ser melhorado e o que precisa ser treinado novamente, além de, elencar indicadores, para monitoramento de todo o processo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O ciclo PDCA é um método gerencial de tomada de decisões que visa garantir o alcance das metas necessárias e pode auxiliar para uma administração voltada para a melhoria contínua. Por meio de suas etapas, espera-se que os resultados obtidos, e também o próprio processo em si, sejam melhorados, formando uma espiral de qualidade ascendente. A essência do ciclo PDCA é a ideia de que as saídas de um processo geralmente formam parte das entradas do processo subsequente, formando um circuito de realimentação de informações para a tomada de decisões sobre o controle da qualidade do processo. O Ciclo PDCA tem como objetivo exercer o controle dos processos, podendo ser usado de forma contínua para seu gerenciamento em uma organização, por meio do estabelecimento de uma diretriz de controle (planejamento da qualidade), do monitoramento do nível de controle a partir de padrões e da manutenção da diretriz atualizada, resguardando as necessidades do público alvo.