Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Resumo do Relato de experiência de monitoras da disciplina Saúde e Cidadania: Ensino em Saúde: vivências que transformam olhares
Ingrid Cristina Silva de Oliveira, José Jailson de Almeida Junior, Rebekka Fernandes Dantas

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


Pensar no processo de ensino/aprendizado é mais complexo do que muitos pensam, a graduação por si só tem uma estrutura imediatista e muito escassa no que se diz respeito à troca de conhecimento, experiência e vivencia no âmbito profissional, no entanto, para suprir essa necessidade existem os projetos de pesquisa, extensão e monitoria. Este relato tem como objetivo fazer um compilado da prática de monitoria da disciplina de Saúde e Cidadania – SACI - componente curricular dos cursos de Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FASICA), campi UFRN, na cidade de Santa Cruz - RN. A monitoria oferece ao aluno a oportunidade de desenvolver capacidades e habilidades, além de lapidá-las e aprimorá-las, que outrora na graduação não seria possível, responsável também pelo favorecimento da interação discente/discente e inserção do graduando no processo de iniciação a docência. A disciplina tem como estrutura uma proposta diferenciada e até inovadora – onde tem como estrutura a integração das três ações de ensino, pesquisa e extensão - onde os alunos acompanhados dos docentes e monitores são redistribuídos em subturmas onde se tem todos os cursos agregados por um só objetivo de ir até um dos bairros da cidade previamente definidos, para conhecer a realidade e vivência da população local no âmbito de saúde e cidadania. Os grupos contam com o apoio e colaboração dos agentes comunitários de saúde, já que não por acaso, o local base de observação é a Unidade Básica de Saúde daquela localidade. O papel do monitor é direcionar e facilitar a reflexão e absorção da realidade que é visualizada nas várias visitas domiciliares e caminhadas pelo bairro, no fim das visitas e diversas explorações da região orientá-los no momento de planejamento e execução de uma intervenção em saúde no tema elencado mais imediato e acessível. Os critérios e métodos de avaliação nessa disciplina são aplicados tanto na observação do docente, na atuação do discente no decorrer das visitas e sua aplicação da intervenção, como principalmente o desenvolvimento de um portfólio, onde deverão conter não só os relatos descritivos, mas também, incluindo reflexões e explanações do que foi retido pelo aluno. Entende-se desta forma, a importância da monitoria nesse processo de desenvolvimento humano/científico já que se agregam valores não somente técnicos como também sociológicos, principalmente quando se parte do pressuposto de que o aluno que se dedica à monitoria de SACI já se identifica com a vertente da metodologia desde sua vivência na disciplina, além disso, a experiência na monitoria aprimora ainda mais as habilidades de trabalhar em grupo, liderar grupos, refletir e discutir sobre princípios e valores, e entender um pouco mais sobre os processos de saúde e doença.

Palavras-chave


ensino; aprendizado; monitoria

Referências