Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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CONHECENDO O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ATRAVÉS DO PROJETO VER-SUS, TOCANTINS, BRASIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Mariane de Melo Costa, Claudia Cristinne Gomes Cardoso, Jamilla Sarmeto Rocha, Gabrielle Ferreira Santos, Kesya Fassina

Última alteração: 2015-10-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: Vivenciar a realidade na integra permite que discentes conheçam e reflitam sobre a atual realidade do sistema, além de promover interação político-social entre os grupos dessa área, estabelecendo contato prévio dos estudantes antes da formação com os princípios e a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), favorecendo e valorizando o compromisso ético dos participantes com os pressupostos da reforma sanitária, possibilitando um olhar reflexivo e diferenciado do modelo tecnicista e fragmentado, ainda é presente no processo de formação, bem como  na assistência em saúde. DESENVOLVIMENTO: O método empregado neste estudo foi o relato de experiência da segunda edição do projeto VER-SUS Tocantins, Brasil, que aconteceu entre os dias 3 e 9 de agosto de 2015, no município de Palmas Tocantins. A vivência teve participação de 30 graduandos da área da saúde respectivamente dos cursos de Enfermagem, Enfermagem e Obstetrícia, Farmácia, Gestão em Saúde Coletiva, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social oriundos de Instituições de Ensino Superior Pública e Privada dos estados do Tocantins, Maranhão, Brasília, Piauí, Rio de Janeiro, Amazonas, Pará e Minas Gerais. Os graduandos foram divididos em grupos, onde tiveram a oportunidade de conhecer, dialogar e trocar experiências os serviços de saúde de baixa, média e alta complexidade, como e a situação da saúde local de acampamentos (Capadócia e assentamentos, comunidade quilombola, e aldeias indígenas).  As práticas vivenciadas foram debatidas e problematizadas diariamente, através de rodas de conversas, oficinas, filmes, debates. RESULTADOS: Através do projeto é possível conhecer a realidade do SUS, pois o mesmo proporciona uma vivencia ampla, que contempla tanto os serviços ofertados pelo SUS possibilitando não só conhecer, mas compreender que nos acadêmicos podemos ser agentes transformadores conscientes e críticos da realidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O VER-SUS aproxima graduandos à realidade do SUS, permitindo espaços de trocas de conhecimento, fortalecendo princípios éticos, políticos e sociais, contribuindo para reflexão crítica e formação de profissionais comprometidos e humanizados. Fomenta ainda a percepção dos acadêmicos a reconhecer as contribuições do mesmo no processo de formação de profissionais, conscientes que são sujeitos agentes transformadores da realidade do sistema único de saúde, além de e pautados pela construção de um projeto de sociedade includente, democrática e plural.

Palavras-chave


Reflexão-critica, Realidade, SUS.

Referências


1. Ministério da Saúde, VER-SUS/BRASIL, caderno de textos. Textos Básicos da Saúde, Brasília, DF, 2004.