Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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EDUCAÇÃO CONTINUADA EM UM HOSPITAL DA REDE PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE IMPERATRIZ – MA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Marcela Rangel de Almeida, Víctor Pereira Lima, Giana Gislanne da Silva de Sousa, Priscilla Ingrid Ferreira da Silva, Janaina Nunes do Nascimento, Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos, Pedro Martins Lima Neto, Lívia Maia Pascoal

Última alteração: 2015-11-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: A educação continuada é entendida como um processo permanente após a formação básica no qual o profissional deve estar envolvido para aquisição de novas informações, através de palestras periódicas, congressos e outros meios que atualizam o profissional, melhorando assim sua qualidade. Na saúde, faz-se importante o uso deste tipo de educação devido a grande evolução teórica e técnico-científica. Nessa perspectiva, o objetivo do estudo é relatar os enfrentamentos percebidos por discentes na realização de um Programa de Educação Continuada para profissionais da saúde no Hospital Municipal de Imperatriz/MA. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um relato de experiência de uma vivência discente no projeto de extensão intitulado Capacitação sobre Assistência de Enfermagem no Pós-operatório de Cirurgia Torácica e Abdominal Alta – CAEP vinculado à Pró-Reitoria de Extensão – PROEX /UFMA pelo edital PROEX/UFMA Nº 21/2014. O projeto realiza palestras mensais aos profissionais de saúde do Hospital Municipal de Imperatriz – HMI. A palestra com o tema “Orientações de Enfermagem no Pós-operatório de Cirurgias Torácicas e Abdominais Altas” foi realizada em dois encontros em junho de 2015. A duração de cada encontro teve média de 30 minutos sendo divido em duas fases: Palestra e Preenchimento do questionário como um instrumento avaliativo dos conteúdos ministrados e sobre o impacto em suas realidades de trabalho. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido obedecendo a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. RESULTADO: A palestra alcançou 16 Técnicos de Enfermagem do hospital alvo. Na primeira fase, deu-se o desenvolvimento da palestra na qual foi perceptível por parte dos discentes que o público alvo não percebe a importância da educação continuada para a sua formação profissional. Na segunda fase, ocorreu o preenchimento do instrumento avaliativo e interação entre acadêmicos e profissionais que evidenciaram inúmeros fatores enfrentados que desmotiva a participação neste tipo de atividade. Dentre os fatores observados destacam-se a incompatibilidade de horários, grande jornada de trabalho, falta de incentivo seja por parte da instituição ou da liderança da equipe. CONCLUSÃO: Existe uma grande necessidade de incentivo para os profissionais de saúde na participação de educações continuadas, por isso, deve-se promover estratégias que motivem a participação dos profissionais nessas atividades.

Palavras-chave


Enfermagem. Educação Continuada. Educação em Enfermagem.