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EDUCAÇÃO CONTINUADA EM UM HOSPITAL DA REDE PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE IMPERATRIZ – MA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Última alteração: 2015-11-30
Resumo
APRESENTAÇÃO: A educação continuada é entendida como um processo permanente após a formação básica no qual o profissional deve estar envolvido para aquisição de novas informações, através de palestras periódicas, congressos e outros meios que atualizam o profissional, melhorando assim sua qualidade. Na saúde, faz-se importante o uso deste tipo de educação devido a grande evolução teórica e técnico-científica. Nessa perspectiva, o objetivo do estudo é relatar os enfrentamentos percebidos por discentes na realização de um Programa de Educação Continuada para profissionais da saúde no Hospital Municipal de Imperatriz/MA. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um relato de experiência de uma vivência discente no projeto de extensão intitulado Capacitação sobre Assistência de Enfermagem no Pós-operatório de Cirurgia Torácica e Abdominal Alta – CAEP vinculado à Pró-Reitoria de Extensão – PROEX /UFMA pelo edital PROEX/UFMA Nº 21/2014. O projeto realiza palestras mensais aos profissionais de saúde do Hospital Municipal de Imperatriz – HMI. A palestra com o tema “Orientações de Enfermagem no Pós-operatório de Cirurgias Torácicas e Abdominais Altas” foi realizada em dois encontros em junho de 2015. A duração de cada encontro teve média de 30 minutos sendo divido em duas fases: Palestra e Preenchimento do questionário como um instrumento avaliativo dos conteúdos ministrados e sobre o impacto em suas realidades de trabalho. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido obedecendo a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. RESULTADO: A palestra alcançou 16 Técnicos de Enfermagem do hospital alvo. Na primeira fase, deu-se o desenvolvimento da palestra na qual foi perceptível por parte dos discentes que o público alvo não percebe a importância da educação continuada para a sua formação profissional. Na segunda fase, ocorreu o preenchimento do instrumento avaliativo e interação entre acadêmicos e profissionais que evidenciaram inúmeros fatores enfrentados que desmotiva a participação neste tipo de atividade. Dentre os fatores observados destacam-se a incompatibilidade de horários, grande jornada de trabalho, falta de incentivo seja por parte da instituição ou da liderança da equipe. CONCLUSÃO: Existe uma grande necessidade de incentivo para os profissionais de saúde na participação de educações continuadas, por isso, deve-se promover estratégias que motivem a participação dos profissionais nessas atividades.
Palavras-chave
Enfermagem. Educação Continuada. Educação em Enfermagem.