Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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VER-SUS FOZ DO RIO ITAJAÍ: EMPODERANDO FACILITADORES PARA PROMOVER O SUS
Milenny Valérie Lopes de Paulo, Gladys Brodersen, Vinicius Oliveira Cardoso, Carlos Alberto Seveiro Garcia Junior, Josiane Teresinha Ribeiro de Souza

Última alteração: 2015-12-03

Resumo


INTRODUÇÃO: O VER-SUS (vivências e estágios na realidade do SUS) proporciona aos acadêmicos uma possibilidade de ampliação de horizontes sobre seu olhar para o Sistema Único de Saúde (SUS). Os facilitadores são acadêmicos que já vivenciaram o VER-SUS em outras versões e irão guiar os novos alunos no processo.OBJETIVO: Relatar a experiência da formação dos facilitadores do VER-SUS Foz do Rio Itajaí, no estado de Santa Catarina. METODOLOGIA: A formação dos facilitadores aconteceu em dois momentos, havendo um intervalo de uma semana entre o primeiro e o segundo encontro. A didática utilizada tem base nas metodologias ativas de Paulo Freire, ao qual, a construção/aprimoração de saber consiste em discussões através de rodas de conversa, dinâmicas norteadoras, momentos de compartilhamento e estudo de caso sobre o SUS. RESULTADOS: A partir das discussões durante os dias de formação, foram explorados os conhecimentos de cada facilitador para chegar a aproximação de saberes. O estudo de caso proporcionou refletir sobre as dificuldades e potencialidades encontradas pelos usuários do SUS. Houve a criação de conceitos os quais usamos como parâmetro nos nossos momentos durante o VER-SUS, sendo este: “Produzir transformações através de conhecimentos para a superação e desconstrução de uma imagem do SUS a partir, não somente das dificuldades, mas induzir o crescimento de imagens do SUS que dá certo. Propor uma construção coletiva que problematize a igualdade, visando o renascimento do SUS ampliando o compartilhamento de informações e práticas profissionais, permitindo os coletivos criarem espaços de comunicação e socialização a fim de construírem laços”. CONCLUSÃO: A formação dos facilitadores foi um processo gradual e contínuo, sendo assim, sabíamos que os momentos seriam para criar ligações entre o grupo, pois seria o primeiro contato entre eles, e também alinhar ideias sobre o projeto, resgatar os conhecimentos do SUS, seja eles adquiridos dentro e/ou fora da graduação, portanto, o tempo todos construirmos e desconstruímos saberes.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Sistema Único de Saúde; Formação