Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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“Colóquios de Saúde: buscando o saber por meio de relatos de experiências”
PATRICIA MOITA GARCIA KAWAKAME, Fernanda Persi Milanin, Abilio Torres dos Santos Neto, Helena Comparini, Kassandhra Pereira Zolin, Leandro Hisao Modesto Ikeda, Letícia Antônio Costa, Sebastião da Silva Nantes Filho

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: No decorrer das nossas atividades acadêmicas, percebemos que muitos estudantes possuíam experiências valiosas e que se compartilhadas, poderiam contribuir a favor do conhecimento e auxílio de seus pares, em sua maioria, estudantes que participaram do programa “Ciências sem Fronteiras” ou de projetos de extensão. Nesta perspectiva foi criado no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o projeto de extensão “Colóquios de Saúde: buscando o saber por meio de relatos de experiências”, tendo como referencial teórico a aprendizagem colaborativa. Segundo Alcântara (2005), a aprendizagem colaborativa parte da idéia de construção coletiva, na busca de novos conhecimentos, que por sua vez, resultam da interação entre os indivíduos, uma vez que consideram que o conhecimento se dá pela experiência, pela interação e pelo compartilhar de idéias. Sendo assim, este projeto visa promover o enriquecimento acadêmico, por meio de trocas de experiências realizadas em encontros informais, proporcionando um espaço de conversação despojado das formalidades de outros eventos, permitindo criar vínculo e comprometimento entre os participantes, culminando em diálogos mais democráticos, onde todos podem expor opiniões e experiências sem as amarras hierárquicas das mesas de discussões tradicionais.DESENVOLVIMENTO: Trata-se de um relato de experiência da comissão organizadora do projeto “Colóquios de Saúde: buscando o saber por meio de relatos de experiências”, que é constituída por professores, acadêmicos e técnico administrativo. O projeto de extensão em tela possui como população – alvo estudantes de graduação e pós-graduação, bem como professores e técnicos - administrativos da área da saúde. As reuniões são realizadas mensalmente, toda última quinta-feira do mês com duração de aproximadamente uma hora e meia. A divulgação é realizada por meio de cartazes, mídia social (facebook) e e-mail. As apresentações dos palestrantes devem conter experiências significativas vivenciadas em um programa ou projeto, podendo conter imagens, fotos e animações, levando em consideração os princípios e objetivos dos Colóquios de Saúde. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: O público alvo tem se mostrado bastante interativo e participativo nos encontros bem como os palestrantes têm sido receptivos ao sanar as dúvidas dos ouvintes e também estarem abertos à interação com a audiência. É notória a preocupação dos palestrantes em realizar uma apresentação interativa e que estimule a participação dos ouvintes na discussão. Notou-se que as apresentações despertaram maior interesse dos acadêmicos em participar de projetos e a curiosidade em sanar dúvidas relacionadas aos programas de intercâmbio, além de enriquecer conhecimentos gerais e específicos referentes à temática saúde.CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante deste panorama, acreditamos que este projeto que tem como finalidade a troca de experiências, tem contribuído de forma significativa para o enriquecimento do conhecimento dos acadêmicos, proporcionando informações interessantes e pertinentes. Quanto a nós que fazemos parte da comissão organizadora, percebemos por meio desta atividade as dificuldades e a satisfação em organizar um evento para o meio acadêmico, o que certamente fornecerá subsídios para a nossa futura trajetória profissional.

Palavras-chave


aprendizagem colaborativa, troca de experiências,saúde

Referências


ALCANTÂRA, P. et al.Aprendizagem Colaborativa no ensino virtual. www.pucpr.br/eventos/educere/educere2005/.../com/TCCI167.pdf.

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