Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADES EDUCATIVAS EM SAÚDE COM OS FUNCIONÁRIOS DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE DOURADOS – MS
Julyana Alves Teixeira Borges

Última alteração: 2015-11-11

Resumo


APRESENTAÇÃO: As práticas diárias, o cuidar e o educar devem caminhar de maneira indissociável, possibilitando que ambas as ações construam na totalidade, a identidade e autonomia da criança, envolve uma visão integrada de desenvolvimento da criança, dessa forma, os profissionais que trabalham com a criança pequena. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, deve ser entendida em amplo aspecto, pois ela pode integrar todas as modalidades educativas vividas pelas crianças em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social interagindo na família e na comunidade, antes mesmo de atingirem a idade da escolaridade obrigatória. Está relacionado tanto à educação familiar e a convivência comunitária, como a educação recebida em instituições específicas, como por exemplo, o Centro de Educação Infantil (CEIN). As singularidades da criança com idade de zero a seis anos solicitam duas funções importantes cuidar e educar. Atender essas crianças em instituições de educação exige cuidados especiais, pois elas estão em formação dos traços de personalidade, e cidadania. A sociedade atualmente exige cada vez mais cedo que as crianças sejam colocadas em períodos maiores de tempo, em instituições de educação infantil, devido à entrada da mulher no mercado de trabalho essa criança é matriculada em uma instituição pública ou privada. O cuidado com a criança pequena é essencial, érelevante pensar em como estão sendo efetuados esses cuidados, pois nesse período a crianças está passando pela fase de estruturação do ser (físico, psicológico e espiritual) podem interferir e/ou influenciar no crescimento e desenvolvimento delas. O universo do cuidar de crianças requer habilidades técnicas e a assistência não é só voltada para os cuidados básicos de higiene, alimentação e socialização, os cuidados são de um nível maior de complexidade. Na medida em que as crianças crescem e amadurecem, passam por estágios de desenvolvimento previsíveis que é  o principal indicador de suas condições de saúde, elas precisam de adequada estimulação para  efetivar o seu desenvolvimento pleno. As práticas diárias realizadas nos Centros de Educação Infantil com crianças de zero a cinco anos são permeadas pelas relações humanas de reciprocidade de influências contextuais, dentre essas destacamos aspectos interligados, tais como: os princípios evalores constituídos em ambiência cultural, familiar, sociedade fortalecendo laços de amorosidade, educação e formação ética nas crianças. A formação de profissionais educadores infantis, além de prepará-los para o desenvolvimento do projeto pedagógico demanda a inclusão de conteúdos sobre promoção à saúde, tendo como objetivo aprimorar a qualidade dos serviços prestados às crianças, reduzindo o risco de adoecimento, por ser um ambiente de convívio socialas crianças estão mais propensas a adquirir alguma patologia ou transmitir para outra criança. O cuidar e o educar são duas práticas que devem caminhar de maneira inseparável, possibilitando que ambas as ações construam na totalidade, a identidade e autonomia da criança, envolve uma visão integrada de desenvolvimento da criança, dessa forma, os profissionais que trabalham com a criança pequena devem tomar precações para que suas práticas não se transformem em ações mecanizadas, guiadas por regras. Dessa forma, a criança é estimulada desde cedo para aperfeiçoar e criar habilidades particulares e melhorar seus pontos fracos ou dificuldades em algum aspecto. O ambiente educacional propicia a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, além de ser o local que as crianças passam a maior parte do dia. OBJETIVOS: Acompanhar atividades teóricas -práticas em cuidados e educação, através da orientação e capacitação dos educadores dos Centros de Educação Infantil de Dourados/MS, com ênfase em educação e saúde. DESENVOLVIMENTO: Esse trabalho é um recorte do projeto de extensão “Práticas diárias em cuidados e educação nos Centros de Educação Infantil de Dourados – Mato Grosso do Sul” iniciado em fevereiro de 2015. As atividades serão realizadas pelos acadêmicos do curso de enfermagem nos Centros de Educação Infantil Celso de Almeida e Vitório Fedrizzi. Foram realizadas atividades diretivas teóricas, amostra de vídeos, rodas de conversa e oficinas teórico-práticas com a equipe multiprofissional do CEI, as atividades são previamente agendadas na Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A cada semana são abordados temas diferentes relacionados com a educação e saúde, como por exemplo, autocuidado da equipe multiprofissional dos CEINs; enfermagem nos CEINs cuidados em saúde na urgência e emergência; cuidando do ambiente educativo. A figura de um facilitador/mediador do processo ensino e aprendizagem práticaé importante para adequação dos temas/assuntos discutidos nos módulos teórico-práticos nas atividades educacionais. Pois acompanhar os participantes na sua dicotomia de atenção integral nos cuidados e educação com crianças requer atualizações constantes. O papel do orientador é fundamental para completar com qualidade e competência devida a proposta do projeto entre profissionais de saúde e educação. O processo da educação é desafiador aos que trabalham e se dedicam a sua causa, entretanto pensar na integralidade do ser humano e suas relações com o meio que está inserido é instigador ao educador de CEIN. Ao compreender as atividades diárias desenvolvidas nas práticas de cuidar e educar diante das inter-relações entre a equipe multiprofissional e as crianças, no cotidiano da educação infantil com a finalidade de aperfeiçoar e aplicar outras formas metodológicas para o ensino e aprendizagem dos educadores e as crianças, melhorando-se assim o processo ensino-aprendizagem. A aplicação no fazer diário se constrói esse projeto de acompanhar as oficinas nos CEINs, pois são fundamentais para aprimorar a qualidade do trabalho prestado às crianças e principalmente os cuidados oferecidos. Portanto, o cuidado com a saúde está posto como um complemento da educação, sendo que a concretude operacional das oficinas se aplica no planejamento de ações em cuidados e educação, modificando o pensar em saúde nos CEINs. E o acompanhamento é fator de avaliação das oficinas e modificações específicas em adaptar de forma logica e racional as necessidades pontuais de cada CEIN. O acompanhante realiza avaliações em cada oficina na adequação de atividades para cada particularidade com os profissionais.RESULTADOS:A capacitação em educação e em saúde de forma continuada dos profissionais atuantes em educação infantil na questão de cuidados é fundamental na qualidade da assistência integral com crianças que estão nos CEINs de Dourados. Ressalta-se a inclusão e garantia da qualidade do profissional em seu autocuidado e formas de atuação em educação com a criança pequena.   CONSIDERAÇÕES FINAIS:O CEIN é um ambiente especial criado para oferecer condições ótimas que propiciem e estimulem o desenvolvimento integral e harmonioso da criança sadia nos seus primeiros três anos de vida. Dessa forma, nesse ambiente, os profissionais respondem pelos cuidados integrais à criança na ausência da família, por isso que devem ser capacitados para atender de maneira satisfatória, complementar os cuidados que essa criança recebe da família. A presença ou a supervisão de um enfermeiro nos CEINs é de extrema importância, pois esse profissional encontra nesse ambiente um excelente espaço para atuar na prevenção de doenças, promoção e manutenção da saúde das crianças, bem como, na orientação dos familiares, treinamento e reciclagem dos funcionários que prestam o cuidado.