Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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ATIVIDADE TUTORIAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO MÓDULO DE ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Tainara Maldonado Reinoso, Christiane Rodrigues de Lima, Nataly Mesquita Cardoso, Fernanda Persi Milanin, Tais Capile Ramires, Patricia Moita Kawakame

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


¹CARDOSO, N. M.; ¹DE LIMA, C. A. R.; ²KAWAKAME, P. M. G.; ¹MILANIN, F. P.; ¹REINOSO, T. M.; ¹RAMIRES, T. C¹. ¹ Discente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. ² Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. APRESENTAÇÃO: O curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul incluiu a disciplina de Administração e Organização dos Serviços de Saúde por meio de módulos, tornando-se componente de um currículo integrado desenvolvido a partir de metodologia ativa. A metodologia ativa trata-se de uma concepção que estimula o processo de ensino-aprendizagem crítico-reflexivo, no qual o aluno é o protagonista central responsável pela trajetória educacional, e o professor torna-se coadjuvante facilitador das experiências relacionadas ao processo ensino-aprendizagem (SOBRAL; CAMPOS, 2012). A grade curricular do PBL organiza-se por módulos e eixos temáticos, implicando em mudanças na organização e na gestão do currículo e na estrutura (FREITAS, 2011). O objetivo desse trabalho é relatar a experiência de discentes no decorrer da atividade tutorial frente à metodologia ativa. DESENVOLVIMENTO: Consiste em um relato de experiência vivenciado pelos discentes em uma atividade tutorial, como parte integrante do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), desenvolvida no período de fevereiro a abril de 2015, no módulo de Administração e Organização dos Serviços de Saúde I, do curso de graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na cidade de Campo Grande – MS. As atividades tutoriais foram realizadas em quatro grupos de oito alunos, que elaboraram coletivamente seus objetivos de aprendizagem a partir de problemas que ilustravam situações referentes a conteúdos de gerenciamento em enfermagem. Na abertura do problema os alunos deveriam identificar os objetivos de aprendizagem e no fechamento, os objetivos deveriam ser explanados por meio de seus estudos individuais. IMPACTOS: No decorrer da atividade tutorial, observamos que os acadêmicos se mostraram interessados em identificar os objetivos de aprendizagem para a resolução do problema ilustrado, além de trazerem consigo conhecimento prévio adquirido por meio das conferências. No fechamento do problema, os grupos conseguiram contemplar os objetivos propostos por meio dos estudos individuais e interpretá-los de maneira crítica-reflexiva, culminando na construção de conhecimento referente aos conteúdos de gerenciamento, além de fomentar as discussões em grupo, contribuído para o desenvolvimento do trabalho em equipe. Vale ressaltar que nas atividades tutoriais ainda existe a figura de um coordenador do grupo que é desempenhada por um dos alunos em forma de rodízio, fato que contribui com o desenvolvimento da liderança. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante deste panorama, destacam-se aspectos positivos de grande impacto, orientando o processo de ensino-aprendizagem acerca de conhecimentos referentes à área do gerenciamento em enfermagem de maneira crítica-reflexiva, proporcionando ao aluno ser protagonista na busca do aprender, além de possibilitar aos discentes uma visão crítica sobre os problemas que poderão vivenciar na prática profissional e o desenvolvimento da liderança e do trabalho em equipe de maneira autêntica.

Referências