Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A PARÓDIA COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
CHRISTIANE RODRIGUES DE LIMA, NATALY MESQUITA CARDOSO, FERNANDA PERSI MILANIN, TAINARA MALDONADO REINOSO, TAIS CAPILE RAMIRES, PATRICIA MOITA KAWAKAME

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


INTRODUÇÃO: Na saúde a humanização valoriza a qualidade no atendimento, considerando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do ser humano, pois é uma ferramenta de gestão em saúde (RIOS, 2009). A paródia como método de ensino é utilizado de forma inovadora, motiva o interesse dos alunos e proporciona uma forma dinâmica e alegre no aprendizado.DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Este estudo consiste em um relato de experiência referente à vivência no módulo Administração e Organização do Serviço de Saúde I do curso de Enfermagem da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Um dos temas abordados no módulo foi a Humanização em Saúde, para esse estudo foi utilizado um método educacional inovador que estimula a participação dos acadêmicos devido a sua forma dinâmica para o estudo, a paródia, proposta pela professora em sala de aula, ocorreu nas seguintes etapas: Primeiro a sala foi divida em quatro grupos onde cada um deveria escolher uma música de sua preferência para trabalhar o tema. Em seguida os grupos se reuniram para iniciar a elaboração da paródia, que teve um mês para ser elaborada e apresentada. Percebemos que esse método estimulou o aprendizado dos alunos. Todos ficaram empolgados para o dia da apresentação e curiosos com a escolha das músicas dos outros grupos. O método de ensino utilizado foi muito positivo, pois todos os grupos criaram paródias que abordaram com êxito o tema de Humanização em Saúde, alcançando os objetivos propostos pelo módulo ampliando assim os saberes e conhecimentos dos acadêmicos.IMPACTO: Com a implantação do método observou-se que os acadêmicos se sentiram motivados a estudar o tema, uma vez que o tema não se limitou apenas ao teórico. A apresentação estimulou os alunos a fazer algo diferente, os mesmos propuseram a professora que as apresentações fossem realizadas no auditório da universidade, onde utilizaríamos microfones, caixa de som, palco e cenário. Com isso percebemos que a paródia estimula tanto o aprendizado como a imaginação e motivação dos alunos, pois todos se dedicaram a fazer o melhor em suas apresentações e na abordagem do tema.CONSIDERAÇÕES FINAIS: Acreditamos que este projeto de intervenção, alcançou o objetivo proposto e demonstrou a importância que a inovação no ensino proporciona aos acadêmicos, pois estes como futuros trabalhadores no campo da saúde devem possuir um conhecimento sobre humanização solidificado, uma vez que esse trabalho se baseia na assistência a saúde. Influenciou  de forma positiva no aprendizado dos alunos, pois todos se dedicaram a estudar a fim de produzir um trabalho de qualidade que remetesse ao tema.