Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Ciclo de Palestras em Acolhimento com Classificação de Risco em Urgência: um relato de experiência em Salvador/Ba
Mariana Morena Souza ARAUJO, Fernanda Barreto NEGREIROS, Alaíne Nicácio ROSA, Daniela Machado PEREIRA, Célia Maria Sales VIEIRA, Maria Tereza Brito Mariotti Santana

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


A tecnologia do Acolhimento e Avaliação com Classificação de Risco em Urgência (AACR) é fundamentada na Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde com a finalidade de promover uma escuta qualificada, na qual o profissional se dispõe a ouvir queixas e adotar uma postura acolhedora buscando a criação de vínculo entre profissionais e usuários e a classificação de risco propõe organizar o atendimento nos serviços de emergência e atender por complexidade do agravo à saúde e não mais por ordem de chegada. Trata-se de um relato de experiência acerca da experiência quanto à realização dos ciclos de palestras abordando os temas: Acolhimento com escuta sensível e qualificada; Classificação de risco com protocolos nacionais e internacionais; e Organização da rede de serviços de urgência do Sistema Único de Saúde – SUS. O objetivo deste trabalho é relatar a realização e o desenvolvimento dos ciclos de palestras, assim como analisar a importância da aplicação do ciclo de palestras. O público alvo foi de estudantes, profissionais, pessoas de comunidade com alta vulnerabilidade socioeconômica e trabalhadores. Foram oferecidas 70 vagas e uma carga horária total de 12 horas (das 14 às 18 horas, durante 3 dias), com entrega de certificado. Dada a importância da tecnologia do AACR, faz-se necessário desenvolver competências de sensibilização através de atividades de educação permanente dos trabalhadores da saúde e estudantes para qualificá-los e capacitá-los a recepcionar, atender, escutar, dialogar, tomar decisão, amparar, orientar a partir das principais necessidades de saúde, buscando uma relação acolhedora para prover saúde nos níveis individuais e coletivos. Como resultado do estudo, realizado nos meses de maio e julho,foram obtidas ao final de 2 ciclos 187 inscrições, das quais 78 concluíram e, portanto, receberam o certificado. Foi solicitada a doação de alimentos não perecíveis para serem destinados à comunidade local. Foi visto durante o ciclo uma baixa aderência dos participantes, tendo em vista o grande número de inscritos e o baixo número de certificados. A realização dos ciclos de palestras foi de extrema importância para a troca de conhecimento sobre o tema AACR e de relatos de vivências. Foram destacados temas de extrema importância para o funcionamento da saúde como a Humanização do SUS e de que forma contribuir para um melhoramento do atendimento nos serviços de saúde.  

Palavras-chave


Acolhimento; Classificação de Risco; Urgência

Referências


FERNANDES, F. S. L.; LIMA, B. S.; RIBEIRO, M. N. Welcoming with Risk 
Classification in the Hospital São Paulo's Emergency Department / Acogida con 
Clasificación de Riesgo en el servicio de emergência del Hospital Sao Paulo. São Paulo. Acta.paul.enferm;25(spe2):164-168,2012. 

SILVA, E. M. R.; TRONCHIN, D. M. R. Acolhimento de usuários em um pronto-socorro infantil na perspectiva dos enfermeiros. São Paulo. Acta paul. enferm;24(6): 799-803,2011. 

DAL PAI, D.; LAUTERT, L. Sofrimento no trabalho de enfermagem: reflexos do 
"discurso vazio" no acolhimento com classificação de risco. Rio de Janeiro. Esc. Anna Nery .Rev.Enferm;15(3):24-530,jul.-set.2011. 

OLIVEIRA, K. K. D.; AMORIN, K. K. P. S.; FERNANDES, A. P. N. L.; MONTEIRO, A. I. Impacto da implementação do acolhimento com classificação de riscopara o trabalho 
dos profissionais de uma unidade de pronto atendimento. Minas Gerais. REME rev. min. enferm;17(1):148-15.jan.-mar.2013. 

LIMA NETO, A. V.; NUNES, V. M. A.; FERNANDES, R. L.; BARBOSA, I. M. L.; 
CARVALHO, G. R. P. Humanization and reception in hospital emergency: conditioning factors under the look of nurses. Rio de Janeiro. Rev. pesqui. cuid. fundam.(Online);5(4): 519-528,out.-dez.2013. 

NASCIMENTO, E. R. P.; HILSENDEGER, B. R.; NETH, C.; BELAVER, G. M.; 
BERTONCELLO, K. C. G. Classificação de risco na emergência: avaliação da equipe de enfermagem. Rio de Janeiro. Rev. enferm. UERJ;19(1): 84-88, jan.-mar. 2011. 

ZANELATTO, D. M.; DAL PAI, D. Práticas de acolhimento no serviço de emergência: a perspectiva dos profissionais de enfermagem. Ciênc. cuid. saúde;9(2): 358-365, abr.-jun. 2010