Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR: EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS
Laís Alves de Souza, Eliane Piranda, Suzi Miziara Barbosa, Adriane Pires Batiston

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


APRESENTAÇÃO: A Fisioterapia é uma profissão bastante recente no Brasil, apenas a partir de 1969, fisioterapeutas passaram a ter formação em nível superior e de lá para cá importantes mudanças aconteceram na formação que a qualificaram. Desde a implementação do primeiro currículo mínimo até a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais, os cursos de graduação em Fisioterapia foram desafiados a propor organizações pedagógicas que favoreçam a formação de um egresso dotado de competências para atuar de forma crítica e reflexiva no mundo do trabalho, respondendo de forma resolutiva às necessidades de saúde da sociedade. O curso de Fisioterapia da UFMS, implantado em 2008, desde seu início se propõe a uma formação centrada no aluno, pautada em metodologias ativas e na aprendizagem significativa. Sabe-se que a interdisciplinaridade vai muito além da organização de currículos. São necessários dispositivos pedagógicos, tanto no desenvolvimento de disciplinas, módulos e outros, quanto na avaliação do estudante e do processo como um todo. Diante disto, este trabalho descreve uma experiência de integração entre as disciplinas do 3º semestre do curso de Fisioterapia da UFMS, considerando que a distribuição das disciplinas no curso foi feita com a intencionalidade de produzir relações entre os conteúdos, mas que esse fato por si pode não ser suficiente para promover os resultados desejados. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A experiência foi desenvolvida em 5 etapas. Na etapa 1, os24 alunos individualmente responderam  ao questionário MBTI® (Myers BriggsTypeIndicator®), baseado nos estudos de Jung. O referido teste é utilizado na identificação das preferências individuais, caracterizando o indivíduo em 16 tipos de personalidade. Neste trabalho, sua aplicação proporcionou a formação de heterogêneos (indivíduos sensitivos, intuitivos, introvertidos e/ou extrovertidos), provocando o desenvolvimento de habilidades essenciais para o trabalho em equipe através da diversidade. A etapa 2 consistiu em um encontro no qual os professores das disciplinas oferecidas no 3º semestre (Patologia Geral, Fisiologia  Humana I, Cinesiologia I, Cinesioterapia I, Saúde e Cidadania III e Laboratório de Habilidade Profissionais I e a disciplina de Metodologia da Pesquisa Bibliográfica e Produção de Textos) definiram a temática central dos seminários, de forma que o fossem contemplados o conhecimento prévio dos alunos, o programa das disciplinas citadas, e a possibilidade de construção de novos conhecimentos que serão desenvolvidos em disciplinas futuras , favorecendo o desenvolvimento de conceitos subsunçores. A etapa 3 foi orientada pela docente da disciplina Metodologia da Pesquisa Bibliográfica e Produção de Textos e consistiu na busca por artigos científicos publicados em periódicos indexados e que possibilitassem a construção interdisciplinar. Ainda nesta etapa os alunos escolheram conjuntamente com os professores envolvidos na proposta o artigo científico a ser apresentado e que, portanto, constituiria a referência básica para a apresentação. A etapa 4 consistiu na construção do seminário propriamente dito, a partir de novas buscas bibliográficas, a fim de construir o embasamento teórico para a apresentação do artigo selecionado. A etapa 5 consistiu na apresentação do seminário com a participação de todos os alunos e professores, momento em que foi oportunizado o debate e reflexão com a contribuição dos participantes. Ao final da atividade, um instrumento de avaliação foi aplicado entre os estudantes com o objetivo de conhecer a percepção dos mesmos sobre a experiência de integração dos conteúdos, anteriormente alocados exclusivamente nas disciplinas. RESULTADOS E/OU IMPACTO: através da análise dos instrumentos de avaliação dos alunos sobre a experiência, pudemos conhecer os resultados da proposta além da visão dos docentes, para os quais a atividade foi positiva e deve, portanto, ser repetida. Os docentes corroboraram com os resultados positivos e as dificuldades relatadas pelos alunos. Os alunos identificaram que a dificuldade inicial de desenvolver as ações solicitadas pelos docentes gerou atitude de resistência à metodologia, reclamações e insegurança quanto ao desenvolvimento e produto do estudo. Mas após a finalização da proposta reconheceram que, embora trabalhosa, a experiência resultou em muitos ganhos para a formação profissional A descoberta da característica infinita do conhecimento, que ocorreu ao realizarem a busca de explicações para dúvidas encontradas nos artigos, gerou encantamento em alguns e preocupação em outros, que referiram não saber quando parar de explorar o assunto. O reconhecimento da pertinência entre os conteúdos de disciplinas de um mesmo semestre apareceu na maioria dos instrumentos de avaliação. Outros pontos positivos descritos foram o interesse e a vivência da busca pelo conhecimento de condições patológicas sobre as quais pouco conheciam, valorização da metodologia, desenvolvimento de confiança na capacidade individual e do grupo de buscar referenciais teóricos, de produzir e aprofundar o conhecimento, reconhecimento da transversalidade do conhecimento entre as disciplinas, aprender a estudar e a trabalhar em grupo, maior interação entre os alunos e entre alunos e docentes, aumento da capacidade de organização, As dificuldades referidas foram: grande carga de trabalho, desconhecimento do assunto principal dos artigos, dificuldade em estabelecer o limite da busca e do detalhamento do estudo, evitando buscas intermináveis; encontrar o artigo que se adequasse à todas as disciplinas envolvidas; encontrar informações confiáveis; lidar com várias questões do trabalho em grupo, como as discussões motivadas por divergências entre os integrantes do grupo e a incapacidade de contentar a todos nas escolhas, como a seleção de material e recortes para a apresentação, resistência em aceitar opiniões diversas; a falta de tempo, a ‘preguiça’ de produzir. Alguns alunos reconheceram que alguns obstáculos estiveram relacionadasà dificuldade dos grupos de compreender e aceitar a proposta inovadora. CONSIDERAÇÕES FINAIS: a atividade proporcionou o desenvolvimento de competências além do desenvolvimento do conhecimento teórico, como autonomia, confiança, capacidade de análise crítica e negociação. Além disso, quase todos os alunos referiram reconhecer o entrelaçamento de conteúdos entre as disciplinas e a importância dessa escolha para a própria formação. O maior desafio a ser enfrentado é a cultura arraigada da metodologia tradicional na formação, ainda muito presente entre alunos, professores e gestores de instituições formadoras. O planejamento e acompanhamento nessa metodologia de aprendizagem exigem maior tempo disponível e atenção do docente, tanto no processo de busca e sistematização do conhecimento quanto no apoio ao desenvolvimento do grupo.  É necessário auxiliá-los a resolver impasses e conflitos, desenvolvendo as competências relacionais.

Palavras-chave


formação profissional; saúde; metodologias ativas