Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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EXPECTATIVA DO ESTUDANTE INGRESSANTE NO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO NO ANO DE 2015
Katiele Dalla Vécchia Pereira, Fabiana Aparecida da Silva, Irenizia Marques Quinteiro de Almeida

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: O presente trabalho faz parte do projeto de pesquisa “Percepções dos docentes e dos estudantes acerca do processo de implantação do curso de medicina na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), sendo aqui apresentado um dos objetivos do projeto, que visa identificar quais são as expectativas do estudante ingressante no curso de medicina. DESENVOLVIMENTO:Para o levantamento de dados foi aplicado um questionário aos ingressantes no curso de medicina da Unemat de 2015 contendo 18 questões. O questionário foi aplicado na primeira semana de aula na finalidade de obter as respostas antes do aluno identificar a cultura organizacional do curso e/ou ser influenciado por professores e alunos veteranos, para que fosse capaz de respondê-lo seguindo suas reais expectativas. O projeto foi aprovado pelo CEP Parecer nº1. 115.266. Aqui são apresentados dados do perfil dos alunos e dados qualitativos referente a pergunta considerada elemento central da pesquisa: “Em linhas gerais, descreva o que você espera do curso de medicina da Unemat.”RESULTADOS: Ao todo, 64 alunos participaram da pesquisa, com ingresso no primeiro e no segundo semestre de 2015. A idade dos estudantes variam de 18 a 43, com moda em 19 anos, sendo 39 do sexo feminino e 25 masculino. Os acadêmicos são oriundos das cinco regiões do Brasil, com predomínio da região centro-oeste e sudeste, com os maior prevalência dos estados de Mato Grosso com 14 alunos, Goiás com 13, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, com 6 alunos cada. Para analisar os dados qualitativos as repostas foram transcritas num texto com identificação do aluno por código, realizou-se uma leitura exaustiva, buscando os principais termos, os quais foram agrupadas de acordo com os núcleos do sentido conforme o método de Minayo (2010) resultando em quatro categorias (C): “C1 formação de qualidade”, “C2 mercado de trabalho”, “C3 humanização” e “C4 foco institucional”. A categoria C1 foi a mais evidente nas respostas dos acadêmicos. A maior preocupação dos ingressantes é a qualidade da formação que obterão ao longo do curso, nos aspectos teóricos e práticos. São descritas características que o curso deve possuir para que forme bons profissionais, como o estímulo a independência, exploração do potencial acadêmico, pró-atividade e motivação. É possível identificar ainda em C1 a auto cobrança excessiva dos acadêmicos em relação ao seu desempenho, como na fala de P23, que ao dizer que “o objetivo é ser, no mínimo, um excelente médico” coloca o mais alto índice como o mínimo a ser atingido. Termos como “grande profissional”, “melhores médicos”, “ótima formação” e “capacidade de me destacar” são diversas vezes citados e deixam evidente que o ingresso chega à universidade com grande expectativa de sucesso. Associada à qualidade de formação, alguns dos alunos citam em suas respostas que almejam adquirir no curso capacitação para ingressar no mercado de trabalho. Mais do que conhecimento, os alunos querem estar aptos para a vida profissional e ingressarem na prática médica logo após a sua formação. Como exemplo, temos a resposta de P28: “Espero ter o suporte necessário para adquirir um bom conhecimento profissional e ao final do curso estar preparado para o mercado de trabalho.”. É possível identificar que os alunos de medicina da Unemat já ingressam na universidade com o pensamento da medicina humanizada defendida pelas Diretrizes Curriculares de 2014. Em C3, temos um significativo número de acadêmicos que ressalta a importância do médico em ir além da fisiopatologia da doença e focalizar o paciente como um todo. O aluno P6 responde “Espero que a formação médica siga os parâmetros do PBL moldando o profissional para um perfil mais humanizado, próximo das comunidades, com a carga de conhecimento necessária para lidar com as mais diversas situações da vida e morte com decência e respeito ao ser humano e seus sentimentos, crenças e costumes.” Fatores como respeito e humanidade são descritos para além da relação médico-paciente, sendo identificados como necessários para as relações interpessoal entre os próprios alunos, como relatado por P33: “Um curso que incentive os alunos a serem companheiros visando o solidário e também a não competição entre os acadêmicos, formando profissionais aptos a ver o ser humano como um todo.”. A última categoria identificada, C4, refere-se aos valores de foco institucional. O curso de medicina da Unemat é recente, aberto em 2012 e, por isso, ainda está em processo de estruturação física e adaptação pedagógica. Este fato reflete na opinião dos ingressos que comparam o curso novo com cursos antigos, deixando de forma implícita a insegurança por estar em um curso ainda sem reconhecimento oficial, como deixa evidente o P6: “Espero que o curso tenha qualidade quanto os cursos de medicina mais antigos”. Os alunos identificam a necessidade da Unemat explorar os três pilares universitários de ensino, pesquisa e extensão dentro do curso de Medicina, evidenciando o interesse por atividades extraclasse. Além da melhoria pedagógica, os acadêmicos almejam melhoras na infraestrutura do curso, como na resposta de P44: “Espero que exista ferramentas necessárias e suficientes para que eu tenha uma ótima formação médica. Isso inclui professores qualificados, laboratórios bem estruturados e os recursos exigidos para o curso de medicina”. Os alunos citam construção de laboratório, aquisição de livros e aumento do corpo docente como melhorias necessárias ao curso de medicina da Unemat. Outro ponto que merece atenção ainda na C4 consiste na assimilação feita pelo aluno P9 de que a universidade pública não pode ser boa, caracterizando como inatingível a qualidade de ensino em um curso público: “Espero que a universidade me forneça os subsídios necessários para me tornar uma boa médica, porém acredito que isso seja utópico porque, por ser publica, o maior esforço será meu mesmo. Sonho com melhoras na estrutura”. Tal opinião, porém não é unânime, uma vez que o aluno P35 acredita que são as universidades públicas as que fornecem melhores condições de formação: “(...) Pois, como uma universidade pública, deve formar os melhores médicos do mercado.” CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudante ingressante no curso de medicina da Unemat busca em sua universidade uma formação boa, para que possa se inserir satisfatoriamente no mercado de trabalho. A medicina idealizada pela maioria desses alunos foge do padrão superespecialista e mecanicista das faculdades tradicionais, evidenciando enquadramento do aluno ao método de ensino ativo adotado pela Unemat, que tem como foco formar um profissional generalista que pratique a medicina humanizada. Por ser um curso recente e não ter formado uma turma, a medicina na Unemat causa insegurança nos seus ingressos, que apesar de saberem das dificuldades enfrentadas por um curso em formação, possuem a esperança de melhorias na universidade e se mostram abertos para a auxiliarem na consolidação da qualidade do curso.

Palavras-chave


Estudantes, Educação Médica, Expectativa, Ensino

Referências


MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 31ª ed. Editora vozes. 2010.

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