Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Diagnóstico acerca do uso de drogas licitas e ilícitas entre alunos do ensino médio de escolas estaduais em uma região de fronteira no estado de Mato Grosso
Mayra Aparecida Cortes, Fabiana Aparecida da Silva, Ewerton Mantesso Coimbra, Naiade De Paiva Soares, Klenisson Brenner de Souza Jardim, Katiele Dalla Vécchia Pereira

Última alteração: 2015-10-31

Resumo


INTRODUÇÃO: O ambiente escolar é um espaço propício para a promoção da saúde reduzindo a vulnerabilidade entre escolares. A inserção dos acadêmicos do curso de medicina junto à comunidade externa é relevante na formação médica humanística. OBJETIVO: Realizar um diagnóstico acerca do uso de drogas entre alunos de ensino médio para direcionar as intervenções extensionistas. METODOLOGIA: Acadêmicos de medicina integrantes do projeto de extensão “ Desmistificando meu corpo: nas interfaces da educação em Saúde”, realizaram uma pesquisa sobre o uso de drogas em cinco escolas estaduais da periferia da cidade de Cáceres - MT, durante o primeiro semestre de 2015 com 240 alunos, idade média de 17 anos. Após explanação da pesquisa para os escolares e entrega do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) conforme parecer do CEP nº 1.082.083, a equipe retornou às salas de aula para a aplicação do questionário ASSIST (Alcohol, Smoking andSubstanceInvolvementScreening Test).  RESULTADOS: A adesão à pesquisa foi de 33,3% do número total de alunos, uma vez que os demais alunos não retornaram com o TCLE assinado pelos pais ou responsáveis. Destes 33,3% que aceitaram participar da pesquisa, apenas 46,25% responderam adequadamente o questionário. Trata-se de um tema de difícil abordagem, principalmente pelo fato de envolver adolescentes residentes em uma região de fronteira (Brasil – Bolívia). Percebeu-se a tendência de não exposição ou omissão de informações sobre os hábitos pesquisados, por medo ou receio de investigações policiais além da desconfiança sobre o preenchimento do questionário, vendo-o como uma forma de denúncia. CONCLUSÃO: Novas metodologias e formas de abordagem para averiguação de exposição a fatores de riscos devem ser repensadas para que se obtenha o êxito nesse processo de investigação, o qual permeia ações intervencionistas voltadas para a prevenção e recuperação desses adolescentes em um contexto escolar e familiar.

Palavras-chave


Medicina, Drogas, Escola, Questionário