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Diagnóstico acerca do uso de drogas licitas e ilícitas entre alunos do ensino médio de escolas estaduais em uma região de fronteira no estado de Mato Grosso
Última alteração: 2015-10-31
Resumo
INTRODUÇÃO: O ambiente escolar é um espaço propício para a promoção da saúde reduzindo a vulnerabilidade entre escolares. A inserção dos acadêmicos do curso de medicina junto à comunidade externa é relevante na formação médica humanística. OBJETIVO: Realizar um diagnóstico acerca do uso de drogas entre alunos de ensino médio para direcionar as intervenções extensionistas. METODOLOGIA: Acadêmicos de medicina integrantes do projeto de extensão “ Desmistificando meu corpo: nas interfaces da educação em Saúde”, realizaram uma pesquisa sobre o uso de drogas em cinco escolas estaduais da periferia da cidade de Cáceres - MT, durante o primeiro semestre de 2015 com 240 alunos, idade média de 17 anos. Após explanação da pesquisa para os escolares e entrega do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) conforme parecer do CEP nº 1.082.083, a equipe retornou às salas de aula para a aplicação do questionário ASSIST (Alcohol, Smoking andSubstanceInvolvementScreening Test). RESULTADOS: A adesão à pesquisa foi de 33,3% do número total de alunos, uma vez que os demais alunos não retornaram com o TCLE assinado pelos pais ou responsáveis. Destes 33,3% que aceitaram participar da pesquisa, apenas 46,25% responderam adequadamente o questionário. Trata-se de um tema de difícil abordagem, principalmente pelo fato de envolver adolescentes residentes em uma região de fronteira (Brasil – Bolívia). Percebeu-se a tendência de não exposição ou omissão de informações sobre os hábitos pesquisados, por medo ou receio de investigações policiais além da desconfiança sobre o preenchimento do questionário, vendo-o como uma forma de denúncia. CONCLUSÃO: Novas metodologias e formas de abordagem para averiguação de exposição a fatores de riscos devem ser repensadas para que se obtenha o êxito nesse processo de investigação, o qual permeia ações intervencionistas voltadas para a prevenção e recuperação desses adolescentes em um contexto escolar e familiar.
Palavras-chave
Medicina, Drogas, Escola, Questionário